Hospital de Urgência de São Bernardo comemora 1º ano de funcionamento

Publicado em: 21/05/2021

Desde a inauguração, equipamento foi destinado exclusivamente para o tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19

 

Prefeito Orlando Morando cumprimenta colaboradores em visita à unidade – Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Considerado o maior equipamento de referência no tratamento da Covid-19 construído no País, o Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo completou, dia 14 de maio, seu 1° ano em funcionamento. A média é de 10 vidas salvas por dia, reforçando a marca do município com a menor letalidade por Covid-19, entre as cidades do Grande ABC, de acordo com a plataforma Info Tracker.

O prefeito Orlando Morando esteve no HU para cumprimentar os 1.500 funcionários, entre médicos, enfermeiros, profissionais de limpeza e segurança, pela marca alcançada. Na sua avaliação, foi uma decisão acertada ter destinado o equipamento para o tratamento da doença. “Quando inauguramos o equipamento dobramos a capacidade de atendimento hospitalar para pacientes de Covid-19 no município. Ninguém ficou sem leito, até o momento, inclusive pacientes de outras cidades”, relatou.

INVESTIMENTO

Com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, entre a obra, mobiliário e equipamentos, inicialmente o HU seria destinado a substituir o Hospital Pronto-Socorro Central no serviço de urgência e emergência do município e teria apenas 20 leitos de UTI. O esforço contínuo da Prefeitura para garantir assistência à população durante a pandemia causada pela Covid-19 permitiu a ampliação da unidade, que hoje conta com 89 leitos de UTI e outros 170 de enfermaria.  “Tivemos a parceira do Estado e da União, com envio de recursos que foram fundamentais para que pudéssemos atender a todos estes pacientes. Neste primeiro ano, o custo para os cofres municipais foi de R$ 113 milhões para manter toda a estrutura funcionando”, reforçou o prefeito.

SUPERAÇÃO

Entre as muitas vidas salvas, a história de Dona Adelaide Nascimento de Souza, de 62 anos, é especial. A paciente foi uma das que permaneceu por mais tempo sob os cuidados da equipe do HU: foram 84 dias de internação. A filha, Jussara de Souza, relata a emoção no momento da alta.

“Ela foi uma guerreira. Passou 21 dias intubada, teve muitas complicações, voltou para a UTI por duas vezes depois de ter ido para a enfermaria. Se não fosse a dedicação e o cuidado de todos os profissionais de Saúde, poderia não tê-la aqui comigo hoje. Nossa família só tem a agradecer, por eles, e pela saúde da minha mãe”, descreveu Jussara.

O hospital atendeu ainda Valentina Silva da Cruz, de apenas 1 ano de idade, que precisou de internação devido à baixa saturação. A mãe, Marta, agradeceu muito pelo tratamento da filha. “A estrutura do hospital é maravilhosa. Quando me informaram que ela teria que ficar internada não me preocupei, pois vi o cuidado com que ela já estava sendo atendida por toda equipe”, contou.