Hospital de Urgência tem obras avançadas e construção chega ao último andar

Publicado em: 20/07/2018

Abandonada pela antiga gestão, unidade foi ampliada
e terá 236 leitos; projeto registra 45% das etapas executadas

 

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e prefeito Orlando Morando vistoriaram os trabalhos no HU (Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

Depois de consolidar ritmo acelerado para os serviços do futuro Hospital de Urgência (HU), localizado no Centro da cidade, a Prefeitura de São Bernardo anunciou em junho o início da construção do 8º e último andar do prédio.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, vistoriou o andamento dos serviços, confirmando também que o projeto já atingiu 45% de execução. “Na primeira vistoria, não tínhamos dimensão de como seria o hospital. Hoje, podemos dizer que esse sonho está se tornando realidade e deixando de ser uma promessa. Retomamos uma obra que estava abandonada e entregaremos um hospital com estrutura e atendimento de qualidade. É uma enorme conquista para a nossa cidade”, destacou o prefeito de São Bernardo.

No início da gestão, em janeiro de 2017, o canteiro apresentava menos de 1% de serviços realizados, deixados pela gestão antecessora. “Inicialmente, foi prometido 207 novos leitos. Porém, conseguimos remodelar a parte interna e passamos a oferecer 250 acomodações, sendo 236 leitos e 14 poltronas. Quando o HU estiver em funcionamento, teremos o dobro da capacidade de leitos existentes no Hospital e Pronto-Socorro Central”, disse.

Além de melhorar a Saúde do município, a construção também está oferecendo mais oportunidades de emprego. Atualmente, 290 funcionários trabalham diretamente na obra e 900 de forma indireta. Quando a unidade estiver em funcionamento, cerca de 1.500 profissionais irão atuar no prédio.

O prazo do término das obras do Hospital de Urgência é em 2019 e o início do atendimento será em 2020. Até o momento, foram utilizados R$ 43 milhões dos R$ 107,9 milhões que estão previstos para a finalização do projeto.