Hospital e Pronto-Socorro Central de SBC revitaliza recepções e fachada

Publicado em: 01/08/2014

Com o objetivo de oferecer mais conforto e qualificar o atendimento aos munícipes, o Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) de São Bernardo passou por série de adequações, que iniciaram em setembro de 2013 e foram finalizadas neste 2014. Entre as novidades estão a criação de dois consultórios de classificação de risco e de sala de observação com ampliação de oito leitos para adultos.

Além disso, foram reformados os consultórios de ortopedia e a sala de gesso, criadas salas de coleta laboratorial e de pós-consulta, e ampliada a área de medicação. Também houve adequação da ambiência das recepções dos pronto atendimentos adulto e pediátrico, integrando áreas de acolhimento, serviço social, serviço de orientação aos usuários e classificação de risco.

As melhorias envolveram, ainda, a instalação de painéis de chamada eletrônica nas recepções e corredores internos, adequação da Central de Material Esterilizado – incluindo a instalação de novos equipamentos de esterilização –, pintura e troca de mobiliário de todos os consultórios de pronto atendimento, substituição dos equipamentos de ar condicionado das salas vermelha e amarela, assim como a recuperação de paredes do refeitório e da sala de nutrição. Completam o pacote de mudanças a pintura da fachada do prédio, sinalização externa e jardinagem.

Referência há mais de 40 anos

O Hospital e Pronto-Socorro Central foi inaugurado em 1973. Após 41 anos, as instalações estavam bastante degradadas. Na atual administração, a unidade recebeu em 2010 ampliação da UTI, com incorporação de mais cinco leitos. Em 2012 foram realizadas adequações para implantação dos pronto-socorros odontológico e oftalmológico.

A superintendente do HPSC, Renata Martello, ressalta que as melhorias no prédio irão continuar. “Como o prédio é muito antigo e recebe grande número de usuários diariamente, as adequações que fizemos foram essenciais para qualificação da assistência e melhor acolhimento do usuário. Por esses motivos decidimos dar continuidade e, ainda este ano, realizaremos constantes manutenções na área interna, como pintura e troca de parte do mobiliário hospitalar, além da renovação de equipamentos”, garante a gestora.

O HPSC é o estabelecimento da rede municipal de Saúde que recebe a maior demanda de pacientes – cerca de 900 pessoas diariamente. Funciona 24 horas por dia e é dedicado às urgências e emergências traumáticas e clínicas. No local são realizados exames de análises clínicas e imagem, pequenos procedimentos cirúrgicos e consultas de urgência nas especialidades de clínica, ortopedia, cirurgia, pediatria, odontologia e oftalmologia.