Hospital é selecionado para ser guardião da obra de arte “Coração Humano”

Publicado em: 24/02/2023

Com mais de 2 metros de comprimento, escultura integrou a exposição “Siga seu Coração”, organizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida

 

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, foi selecionado para receber uma das dez obras de arte que integraram a segunda edição da campanha “Siga seu Coração”, organizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida. O hospital recebeu a obra, dia 10 de fevereiro, pelo perfil de atendimento – Oncológico e Cardiovascular – que presta aos pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Lado a Lado Pela Vida é uma organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, o câncer e as doenças cardiovasculares, além de realizar um intenso trabalho relacionado à saúde do homem.

Ao todo, a campanha “Siga seu Coração” exibiu dez esculturas no formato de coração, assinadas por dez renomados artistas plásticos. O objetivo da exposição foi a conscientização sobre a saúde do coração por meio da arte. Promovida desde 2014, a campanha reforça a importância da mudança de hábitos para prevenir doenças cardiovasculares.

Batizada de “Coração Humano”, a obra agora exposta no HEMC foi produzida pela artista Janaína Wagner. A escultura é confeccionada em fibra de vidro e mede 1,70 m de altura, 2,25 m de comprimento e tem 1 m de largura. “Papel carbono, coração carimbado, coração fantasma, coração incendiado: a comparação da musculatura facial de um cão e de um lobo”, resumiu a artista.

EXPOSIÇÃO

As obras foram produzidas pelos artistas convidados em uma das salas do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, em agosto de 2021. Cada artista, utilizando sua técnica e inspiração, deu vida às esculturas em um desafio diário para que cada uma pudesse expressar as mensagens e encantar o público com suas cores inebriantes.

A exposição “Siga seu Coração” foi lançada no final de 2021, no Conjunto Nacional, em São Paulo. Depois, percorreu o Shopping Jardim Pamplona, o Shopping Anália Franco e o Shopping Feira da Madrugada. Após os ciclos de exposições, foi realizada a seleção dos hospitais que seriam guardiões das obras.

No Hospital Estadual Mário Covas, a obra “Coração Humano” encontra-se instalada na recepção da Diretoria, no 4º andar.