Hospital-escola, Mário Covas fortalece compromisso com a produção científica

Publicado em: 20/04/2022

Produção acadêmica e científica do Hospital Estadual Mário Covas soma 342 trabalhos realizados entre 2017 e 2021

 

Hospital é o maior da rede pública de Saúde do Grande ABC

A produção acadêmica e científica do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, soma 342 trabalhos realizados em cinco anos, entre 2017 e 2021, de acordo com balanço concluído pela Direção Técnica da unidade e divulgado neste mês.

Como hospital-escola e universitário, professores, alunos e residentes estão presentes no dia a dia do trabalho assistencial, com foco não apenas no aprendizado, mas na pesquisa, no aperfeiçoamento e na ampliação do conhecimento. Tudo isso se traduz no comprometimento com a qualidade e inovação.

No período compreendido, os 342 trabalhos foram autorizados em dezenas de especialidades que envolvem estudos, técnicas, pesquisas, investigações científicas e ensaios utilizados para atividades acadêmicas e com aplicações nas ações assistenciais, contribuindo para a ampliação do conhecimento e impactando na qualidade do atendimento ao paciente.

O progresso da ciência ocorre por meio do estudo constante. Hoje, cerca de 156 médicos residentes e dezenas de estudantes de Medicina estão inseridos nas atividades diárias de um dos maiores hospitais públicos do País que, ao longo de 20 anos, conquistou o respeito e o reconhecimento da sociedade pelos serviços prestados.

“Essa realidade do ensino em nosso hospital muito estimula a todos que participam desse processo. A cada ano acompanhamos os trabalhos que são apresentados em congressos e que se constituem em temas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Temos, ainda, artigos científicos publicados em revistas e sites internacionais com reconhecimento mundial”, afirma o diretor técnico do HEMC e professor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dr. Alexandre Cruz Henriques.

MISSÃO

O comprometimento com o ensino está previsto na missão do HEMC ao estabelecer vínculo de integração com o Centro Universitário FMABC, em Santo André, viabilizando a vivência de especialização de alunos da FMABC e de outras instituições de ensino. A visão de hospital de alta confiabilidade e complexidade consolida o compromisso com valores de respeito à vida, ética, transparência e humanização.

O diretor-geral do hospital, Dr. Adilson Cavalcante, ressalta o compromisso de integração com a instituição de ensino. “Ao assumir o cargo de diretor-geral aceitei o compromisso de gerir um grande hospital que consolidou a imagem e a condição de mais importante equipamento público do Sistema Único de Saúde (SUS) no Grande ABC, seja pela alta complexidade que atende, pelo volume de cirurgias e tratamentos, ou pela qualidade do serviço prestado e ampla aprovação da assistência pela população. Sabemos que isso é possível em razão do quadro de profissionais da saúde e colaboradores das várias áreas, mas é importante lembrar o compromisso firmado com a formação de novos profissionais e o papel relevante dos alunos em nossas atividades. Este papel o Hospital Mário Covas vem exercendo com muita intensidade e proporcionando às futuras gerações oportunidades de formação consistentes e forjadas no cotidiano da assistência hospitalar. As centenas de trabalhos desenvolvidos a partir da atividade acadêmica e de residência médica comprovam que estamos trilhando o caminho correto e assim vamos permanecer”, garante Cavalcante.

BALANÇO

No período entre 2017 a 2021 foram autorizados 342 trabalhos propostos pelo corpo discente e docente, dos quais 208 já foram concluídos e outros 79 estão em andamento. Do total, 129 foram apresentados como trabalho de conclusão de curso (TCC), 65 apresentados oralmente em congressos, cinco se transformaram em teses para mestrado e doutorado e um para pós-doutorado. Também foram registrados 12 artigos veiculados em publicações científicas nacionais e 12 em publicações internacionais.