Hospital Estadual Mário Covas apresenta planejamento estratégico para o próximo triênio

Publicado em: 25/02/2022

Unidade é referência na assistência de alta complexidade para municípios do Grande ABC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teve início em 2022 uma nova etapa das atividades do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, que concentrou sua operação nos últimos dois anos para o atendimento e combate à pandemia de Covid-19. Neste período, a maior parte da estrutura da unidade foi alterada, limitando a realização de cirurgias e de outros procedimentos. Porém, com a redução das internações relativas à pandemia, as atividades voltam à normalidade. Por isso, em 19 de fevereiro, o diretor-geral Dr. Adilson Cavalcante apresentou o Planejamento Estratégico 2022/2024, importante instrumento de gestão administrativa do hospital.

A reunião teve como objetivo traçar novas metas e objetivos da instituição, avaliar acertos e identificar oportunidades de melhorias que virão por meio do empenho, análise e de novas ideias para o aperfeiçoamento do trabalho e da assistência à saúde.  O encontro contou com participação de membros da diretoria, gerentes, coordenadores e supervisores do HEMC. Na abertura, o diretor-geral destacou a importância do planejamento estratégico como instrumento de melhoria não só dos processos, mas também para estudos e tomada de decisões.

Dr. Adilson também chamou a atenção para o necessário conhecimento do todo e de suas partes. Apresentou a parábola “Cegos e o Elefante”, uma importante reflexão sobre a diversidade de opiniões. Daí a importância em ouvir o próximo e procurar compreender seu ponto de vista.

Na sequência, o gerente de Gestão de Pessoas, Paulo Rogério Prado, e o gerente do Escritório de Qualidade, Rodrigo Brolo, destacaram a importância do planejamento para todas as atividades e setores como forma de garantir um eficiente e eficaz funcionamento da imensa engrenagem em que se constitui o hospital, onde o pleno funcionamento de todas as peças é fundamental para atingir metas e objetivos.

Em seguida, cada setor apresentou um resumo das atividades e resultados dos últimos dois anos, traçando uma rápida análise e projeções para este ano e futuro.  A seguir, foi desenvolvida atividade com todos os participantes para propositura de soluções e ideias visando a melhoria e o aperfeiçoamento do trabalho em cada setor.

O encerramento foi marcado pela palestra “Planejamento estratégico de qualidade, construindo e buscando resultados”, em formato virtual, proferida por Luciana Yumi Ue, especialista em melhoria pelo Institute for Health Improvement e docente especializada em Qualidade e Segurança do Paciente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

AGRADECIMENTO

Ao final, o diretor-geral agradeceu a contribuição da palestrante e a participação de todos os colaboradores. Além das lideranças dos setores, estiveram presentes o diretor técnico do HEMC, Dr. Alexandre Cruz Henriques; o diretor clínico, Dr. Celso Andrade; a diretora financeira, Cristiane Gáscon; e a diretora de Enfermagem, Maria Elisa Ramos. Todos acompanharam as exposições de suas equipes, mostraram o resumo das ações realizadas e as previsões de investimentos futuros para melhorias estruturais dos serviços.