Hospital Estadual Mário Covas conquista acreditação de qualidade internacional “Qmentum”

Publicado em: 05/08/2021

Unidade reafirma compromisso com a assistência e segurança do paciente e garante uma das mais conceituadas acreditações em Saúde do mundo

 

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, acaba de conquistar a acreditação “Qmentum International”, nível Diamante. Trata-se de metodologia canadense aplicada em mais de 40 países, que monitora e atesta padrões de excelência em serviços de saúde. Gerido pela Fundação do ABC desde sua inauguração, em 2001, o hospital já detinha a acreditação nacional em nível máximo, a ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação). Há dois anos a unidade estabeleceu como objetivo novos desafios com foco no aperfeiçoamento e melhoria dos processos que envolvem a assistência à saúde. No dia 27 de julho, após análise dos resultados obtidos nos dois últimos anos, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) – responsável pela certificação no Brasil – conferiu ao HEMC a tão almejada acreditação internacional.

“Acreditamos no aprendizado e aperfeiçoamento permanente em todos os níveis. Ao buscarmos a acreditação, buscamos mais conhecimento e o aperfeiçoamento do serviço que prestamos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Nosso hospital é sempre citado como exemplo e referência em saúde. A grande maioria dos pacientes e familiares tece elogios ao atendimento e nos orgulhamos em figurar entre os 10 hospitais públicos do Estado a conquistar esta significativa certificação de qualidade. Tudo isso é resultado da permanente preocupação em melhorar e também do compromisso e eficiência dos colaboradores com as metas que fixamos. A conquista da acreditação internacional é uma realidade graças ao trabalho intenso de nossas equipes, gestores e diretores. Agora o objetivo será árduo para mantê-la e ir ainda mais além”, disse o diretor-geral do hospital, Dr. Desiré Carlos Callegari.

A certificação Qmentum é resultado de parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Health Standards Organization (HSO) – antiga Accreditation Canada International – e possibilitou que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de expertise e boas práticas assistenciais.

As avaliações são realizadas por equipes altamente qualificadas, que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente e transformador para as organizações. A metodologia, que utiliza novas e inovadoras ferramentas para avaliação e reestruturação dos processos de trabalho, está alinhada aos princípios de Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 40 países.

Entre os benefícios da acreditação Qmentum International estão o uso da Governança Clínica como princípio norteador; visão voltada para o cuidado centrado no paciente; integração de normas e melhores práticas aprovadas e adotadas internacionalmente; acompanhamento dos indicadores de desempenho e resultado através de uma plataforma customizada; orientação exclusiva de especialistas internacionais para a implementação da metodologia; aprimoramento contínuo de padrões de excelência e de melhores práticas; e benchmarking global de ações inovadoras com diversos países.

Equipe de Acreditação do Hospital Estadual Mário Covas