Hospital Estadual Mário Covas conquista certificação de qualidade ‘ONA’ nível 3

Publicado em: 19/01/2018

Diretoria do hospital comemorou conquista com os colaboradores

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, comemora mais uma conquista em certificação de qualidade. Acaba de ser homologada a avaliação da instituição, agora “Acreditada com Excelência”, em nível 3, pela entidade não governamental Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Técnicos do Instituto Qualisa de Gestão – IQG acompanharam e avaliaram durante 2017 os processos e protocolos do hospital, culminando com a avaliação final de três dias – 13, 14 e 15 de dezembro. As informações foram confrontadas com as normas estabelecidas pelo instituto para a concessão do ONA 3, certificado conferido a um pequeno número de instituições e que evidencia a preocupação do hospital com a qualidade e eficácia da assistência à saúde.

“Hoje estamos comemorando esta importante conquista e participando de um grupo seleto de hospitais que tem esta certificação em tão alto grau”, afirmou Dr. Desiré Carlos Callegari, diretor-geral do HEMC, ao dar a notícia aos colaboradores da instituição. “Mais do que uma premiação pelo empenho e trabalho realizado, temos agora mais responsabilidade e muitas tarefas para 2018. Porém, é justo agradecer a todos os nossos colaboradores, que mostraram comprometimento com esse projeto e são efetivamente os responsáveis pela conquista de mais um nível de excelência em nosso trabalho”, concluiu o Dr. Desiré.

O envolvimento de todos os setores do Hospital Estadual Mário Covas, as cobranças, as discussões, as propostas de melhorias e os caminhos encontrados para a segurança e qualidade assistencial, bem como o cumprimento de todas as exigências do manual da ONA, foram destacados pelo gerente de Processos e Qualidade, Rodrigo Brolo. “Hoje temos pacientes e profissionais mais seguros dentro do nosso hospital”, afirmou o gerente.

CERTIFICAÇÃO E QUALIDADE

A certificação indica a preocupação constante com o aperfeiçoamento e aprimoramento dos processos, a efetividade dos planos terapêuticos e integridade das informações. Aos pacientes, garante a segurança e a qualidade dos serviços. O hospital será reavaliado periodicamente, com processos já programados até o final 2018. A certificação é expedida a partir do cumprimento de exigências e de análise independente, que inclui o acompanhamento das atividades operacionais no hospital, onde os processos e conhecimentos técnicos são avaliados in loco.

A Organização Nacional de Acreditação é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de direito coletivo, com abrangência nacional, que tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do país. A metodologia é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

MELHORIA CONSTANTE

Mais do que um “selo”, a obtenção da certificação Nível 3 – Gestão Integrada (gerenciamento de processos e suas interações) – mostra, acima de tudo, que o Hospital Mário Covas se preocupa com a estrutura, a segurança e a qualidade da assistência prestada, e trabalha para que o resultado aconteça de maneira dinâmica e efetiva.

Ao optar pela certificação ONA, o HEMC desenvolve os fundamentos de qualidade, de maneira a contribuir para que aspectos como a segurança para pacientes e colaboradores, prestação de serviços com qualidade e resolutividade, trabalho em equipe e melhoria contínua, sejam alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento da metodologia.

Tudo isso é possível porque o capital humano – ou seja, colaboradores em todos os níveis e áreas – está envolvido neste processo, desenvolvendo cada atividade com responsabilidade, habilidade e comprometimento. Aliar pessoas a processos foi o melhor caminho para se alcançar a certificação. A meta agora é crescer e manter o nível de acreditação, além de buscar outros níveis de excelência.