Hospital Estadual Mário Covas é reavaliado e mantém acreditação nível máximo ‘ONA 3’

Publicado em: 17/02/2023

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) manteve, mais uma vez, o grau máximo do certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3, conquistado há mais de cinco anos pela unidade de saúde. A confirmação do resultado veio logo após visita de manutenção dos avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), realizada em 14 de fevereiro, para verificação de conformidade dos critérios de qualidade, segurança e processos do hospital.

“É um processo que desafia as equipes a manter os padrões de qualidade e segurança no hospital. A nossa atividade diária é auxiliar os ciclos de melhorias, para a unidade permanecer reconhecida pela excelência na gestão de serviços de saúde. Durante o dia de auditoria, mostramos o trabalho que é repleto de dedicação e comprometimento de todos os colaboradores e que executamos sempre para o melhor do nosso paciente”, relata o gerente da Qualidade e Processos, Rodrigo Alveti Brolo.

“O hospital está feliz com mais este resultado. As visitas de manutenção são importantes para reavaliar como o hospital está organizado. Agora é continuar trabalhando com a ideia de identificar pontos de ineficiência e gargalos na operação que podem gerar atrasos e/ou desperdícios, estimular todos os colaboradores com análise crítica do trabalho e proporcionar ciclos de melhoria contínua”, completa o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Cavalcante.

SOBRE A ONA

Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. Hoje, mais de 80% das instituições acreditadas no País adotam os padrões ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.