Hospital Estadual Mário Covas mantém acreditação ONA em nível máximo

Publicado em: 02/02/2022

Dirigentes do Hospital Mário Covas após reunião de avaliação do IQG – Foto: Divulgação

O compromisso de manter a assistência e segurança do paciente como foco de qualidade levou o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, a assegurar em 2022 a manutenção do nível 3 da Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), certificação que traduz o nível de excelência no setor de saúde do País. Em 2018, o HEMC, administrado pela Fundação do ABC, garantiu a conquista da certificação ONA nível 3, como resultado do programa de qualidade voltado à melhoria permanente dos serviços prestados à população e aperfeiçoamento dos protocolos e procedimentos médicos.

Neste início de ano, a equipe de analistas do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) visitou o hospital para análise de dados e supervisão dos procedimentos que devem ser seguidos para a manutenção da certificação. Esse trabalho é periódico e indicativo de que o trabalho de manutenção da qualidade e segurança da assistência é permanente.

O resultado de mais essa etapa da acreditação de qualidade foi comemorado pelos colaboradores e Diretoria da unidade. “É mais uma etapa que representa a determinação da instituição em investir constantemente no aperfeiçoamento e conquista de mais conhecimento e melhoria da assistência. Na condição de equipamento de alta complexidade e de manter forte vínculo com o ensino da Medicina, é maior a nossa responsabilidade na manutenção das certificações”, disse o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante. O dirigente agradeceu a todas as equipes médicas, de enfermagem e administrativas pelo empenho e resultados no programa de qualidade.

ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL

Além da acreditação ONA Nível 3, o Hospital Mário Covas conquistou no ano passado sua certificação internacional. Em julho de 2021, após análise dos resultados obtidos nos dois últimos anos, o Instituto Qualisa de Gestão conferiu ao hospital a acreditação internacional QMentum Diamante, conquista que o colocou entre as instituições que se destacam na área da saúde.

A Certificação Qmentum é resultado de parceria do IQG com a HSO (Health Standards Organization – antiga Accreditation Canada International) e possibilita que as instituições de saúde brasileiras acessem a padrões internacionais de excelência e inovação.