Hospital Estadual Mário Covas mantém certificação de qualidade ‘ONA 3’

Publicado em: 30/01/2019

Concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), certificação
tem avaliações periódicas. Agora, desafio é acreditação internacional

 

Encontro com representantes dos vários setores do hospital, em 23 de janeiro

O Hospital Estadual Mário Covas passou por mais uma avaliação de manutenção da certificação de qualidade conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não governamental.  Nos dias 14 e 15 de janeiro, técnicos do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) acompanharam e avaliaram os processos e protocolos do hospital, consolidando informações confrontadas com as normas estabelecidas pelo Instituto para o ONA 3, grau mais alto da certificação.

O Dr. Desiré Carlos Callegari, diretor-geral do HEMC, comemorou no dia 23 a manutenção da certificação durante encontro com representantes dos vários setores do hospital: “Em razão dos afazeres diários e agendas, não podemos reunir todos os colaboradores para agradecer essa conquista e o compromisso com a qualidade dos serviços que prestamos aos pacientes. Mas, por meio dos que estão presentes, estendemos esse agradecimento a todos, certos de que a participação de cada um é muito importante para a conquista dos objetivos”, concluiu.

O gerente de Processos e Qualidade, Rodrigo Brolo, também agradeceu o envolvimento dos funcionários de todos os setores: “O empenho de cada um é fundamental para manter e aperfeiçoar o nosso trabalho, pois a qualidade é um processo de permanente avanço e aperfeiçoamento com a participação de todos”. A Diretoria e o Escritório de Qualidade destacaram, ainda, o novo desafio de conquistar certificação internacional de qualidade para o Hospital Mário Covas. Os procedimentos e a instituição que fará a acreditação estão em processo de definição.

CERTIFICAÇÃO E QUALIDADE

A certificação de qualidade ONA é válida até 2021, mas passa por periódicos processos de reavaliação, sendo expedida com o cumprimento de exigências e de análise independente que inclui o acompanhamento das atividades operacionais no hospital, onde processos e conhecimentos técnicos são avaliados “in loco”. A Organização Nacional de Acreditação é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de direito coletivo, com abrangência nacional, que tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde.