Hospital Estadual Mário Covas supera 100 cirurgias de redesignação sexual

Publicado em: 24/06/2022

Administrada pela FUABC, unidade é a que mais cirurgias realiza em mulheres transexuais em todo o País

 

Evento foi realizado no auditório do HEMC, em Santo André

Em evento realizado no dia 14 de junho, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) comemorou o sucesso da parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP. A unidade atingiu a marca de 100 cirurgias de redesignação sexual em maio deste ano. A oferta de cirurgias de adequação sexual para mulheres transexuais começou em 2015, quando foi estabelecida a cooperação entre o HEMC e o CRT por meio de ação permanente com o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais.

Em solenidade que reuniu mais de 150 pessoas no auditório do hospital, integrantes das equipes médicas e de enfermagem, autoridades, técnicos da área da saúde, professores do Centro Universitário FMABC e colaboradores assistiram à programação sobre o tema “100 cirurgias de redesignação sexual – uma parceria bem-sucedida entre HEMC e CRT”.

O diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Cavalcante, abriu o evento enfatizando a importância do programa de adequação sexual para mulheres transexuais e da parceria estabelecida com o Estado, iniciativa que promove a atenção às questões de gênero e também conhecimento científico e evolução das técnicas médicas capazes de proporcionar bem-estar aos pacientes. A dedicação da equipe de redesignação, composta pelos urologistas Dr. Odair Gomes Paiva e Dr. Rodrigo Itocazo Rocha, além de profissionais da Enfermagem, Psicologia, Assistência Social e Fisioterapia do HEMC, foi destacada pelo gestor, que apontou a possibilidade de ampliação da parceria no futuro.

O diretor técnico de saúde do CRT DST/Aids SP, Alexandre Gonçalves, lembrou as tratativas iniciais em 2015, com o Dr. Vanderley da Silva Paula, que evoluiu nos contatos com a direção do hospital e resultou na parceria. Gonçalves aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do Ambulatório de Saúde Integral para os Travestis e Transexuais, inaugurado em 2009, e para agradecer à direção e profissionais do HEMC não apenas pela dedicação e empenho, mas pela grande e complexa estrutura de pessoal e equipamentos colocados à disposição, essenciais para o sucesso e realização das cirurgias.

O depoimento emocionado da paciente Paola Bueno, operada em 2021, comoveu a todos ao lembrar os preconceitos e barreiras enfrentadas no decorrer de 61 anos de vida. Os conflitos com a família, na escola, no trabalho e em um mundo que não entende e exclui o que é diferente foi exposto por Paola, que agora está “realizada” e satisfeita com o resultado da cirurgia.

Na sequência da programação, Dr. Rodrigo Rocha enfatizou a importância da parceria com os resultados positivos nos aspectos científico e social, promovendo o serviço à referência em todo Brasil.

O aprendizado e a importância do trabalho multidisciplinar, as reuniões e protocolos, a atenção e preparo no pré e pós-operatório, a superação de obstáculos em razão da complexidade das cirurgias foram os temas destacados pelo médico Dr. Odair Gomes Paiva, que enalteceu a dedicação de toda a equipe e os resultados conquistados ao longo dos últimos 7 anos. “Estamos empenhados em difundir esse conhecimento e todo esse trabalho está expresso em artigos científicos que certamente contribuem para o aperfeiçoamento das cirurgias. A publicação e a divulgação desse trabalho passam a ter importância significativa para a Medicina e merece nossa atenção”, afirmou.

No encerramento da atividade, o prof. Dr. Sidney Glina, titular da disciplina de Urologia do Centro Universitário FMABC, falou sobre o impacto da atividade para os alunos e residentes que acompanham as cirurgias.

O coordenador do ambulatório de Saúde Integral do CRT, Dr. Ricardo Barbosa Martins, concluiu com exposição sobre as atividades desenvolvidas para assistência médica, treinamento e capacitação de profissionais para o atendimento aos travestis e transexuais.

O evento contou com as presenças do presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes; da pró-reitora de Extensão do Centro Universitário FMABC, Dra. Vânia Barbosa do Nascimento; Dr. Francisco de Assis Lopes, presidente da Comissão de Residência Médica; Dr. Caio Catalani Racca, da Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde (CGCSS) da Secretaria de Estado da Saúde; e Dr. Alexandre Cruz Henriques, diretor técnico do HEMC.