Hospital Estadual Santa Cecília alcança 60 leitos em funcionamento contra a Covid

Publicado em: 21/05/2021

Em menos de dois meses de funcionamento, Hospital de Campanha administrado pela Fundação do ABC entregou todos os leitos previstos no contrato com a Secretaria de Estado da Saúde

 

Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília

Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília

O Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília inaugurou nesta semana, em 19 de maio, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do 7º andar, com 10 novos leitos para pacientes com Covid-19. Dessa forma, a FUABC completou a oferta de leitos previstos no contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo são 60, sendo 40 leitos de enfermaria e 20 de UTI.

Localizado na região central da Capital, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília está instalado em prédio com 10 andares cedido por um ano ao Estado pela iniciativa privada, onde funcionou o Hospital Santa Cecília até 2019 – desde então, permaneceu desativado. O plano de trabalho apresentado pela Fundação do ABC foi eleito vencedor para celebração do convênio emergencial para gerenciamento da unidade, cuja publicação no Diário Oficial do Estado ocorreu em 27 de março. Na mesma data, comitiva da FUABC e da Secretaria de Estado da Saúde estiveram no local para receber as chaves.

A partir de então, em apenas 15 dias o hospital recebia o primeiro paciente internado por Covid-19, às 20h04 de 11 de abril. Com alas e leitos abertos gradativamente, foram 54 dias entre o recebimento das chaves e o cumprimento integral do contrato, com a entrega dos 60 leitos. Todas as equipes da Fundação do ABC estiveram envolvidas no processo e trabalharam ininterruptamente para a contratação de pessoal, revisão de todas as instalações, aquisição de insumos e medicações, reformas, compra e instalação de equipamentos, entre muitas outras ações básicas necessárias para a abertura da unidade.

“Começamos o projeto do ponto zero, com a missão da abertura de leitos o mais rapidamente possível, tendo em vista que enfrentamos a pior fase da pandemia no País. Foi um grande alívio quando, finalmente, conseguimos inserir as primeiras vagas na CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) e colocar a unidade à disposição do Poder Público e da população. Agora completamos mais um passo, com a entrega completa dos 60 leitos”, informa a presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan.

 

PLANEJAMENTO

Para a diretora-geral do Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília, Dra. Sandra Giron Gallo, a sensação é gratificante, de “dever cumprido com responsabilidade e êxito”. A dirigente completa: “Este sentimento gratificante não diz respeito somente a entrega dos leitos, mas também sobre a assistência humanizada e respeitosa que estamos proporcionando aos pacientes e seus familiares. E isto só foi possível porque houve um apoio significativo da equipe de projetos da Fundação do ABC e uma parceria vigorosa, comprometida em fazer o seu melhor, de todos os colaboradores e prestadores do hospital, que muitas vezes viraram a noite trabalhando para dar conta de deixar em condições de funcionamento os locais e equipamentos para assistência adequada aos nossos pacientes. Eu só tenho a agradecer a todos eles, sem exceção”.

Mesmo com a entrega dos 60 leitos, o trabalho não para. “Temos muitos desafios. Estamos finalizando a revisão da estrutura predial, como rede elétrica, hidráulica e ar-condicionado dos andares ainda desocupados. Temos condições de ampliar em curto espaço de tempo leitos de enfermaria e UTI adulto, a depender da necessidade da Secretaria Estadual de Saúde. Hoje, o cenário nos aponta um grande desafio com dois gargalos nesta ampliação: medicamentos para sedação (kit intubação) e bombas de infusão”, informa a Dra. Sandra Giron Gallo, já adiantando os próximos passos do planejamento para a unidade.