Publicado em: 07/05/2024
Gestantes que planejam dar à luz no Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, participam mensalmente de um curso preparatório que orienta gestantes e acompanhantes sobre o passo a passo da maternidade, especialmente sobre os cuidados pré e pós-parto. O objetivo da iniciativa é proporcionar acolhimento e preparar as futuras mamães para o tão aguardado nascimento do bebê, além de oferecer orientações fundamentais em um momento que é comum ter muitas dúvidas e preocupações.
O curso é realizado toda última quinta-feira do mês com as gestantes que realizam pré-natal na rede municipal de saúde. A edição mais recente ocorreu em 25 de abril, no auditório da unidade, e reuniu cerca de 30 participantes. “É muito importante esse encontro com as nossas futuras mamães para que conheçam o serviço e possam trocar informações, experiências e aprender. Todo dia aprendemos algo novo nessa integração entre mãe e bebê, que é tão especial nas nossas vidas. Não tem uma mãe que não se lembre desse momento. A dor nós esquecemos, mas o momento torna-se único. Que todas desfrutem desse curso que foi preparado com muito carinho pela nossa equipe”, disse a diretora-geral da unidade, Sandra Gallo, na abertura do evento.
O curso teve início com a apresentação do psicólogo clínico da unidade, Reginaldo Santos, que propôs uma dinâmica que envolveu os acompanhantes das gestantes, na maioria maridos, namorados ou pais. O profissional abordou aspectos como saúde mental da mulher, suporte familiar, autocuidado, puerpério, amamentação e fatores emocionais. Em seguida, a assistente social Genivalda Caetano trouxe orientações às gestantes sobre planejamento familiar e direitos e benefícios, como auxílio licença-maternidade e licença paternidade. A apresentação inicial do curso foi concluída pela supervisora de enfermagem do bloco materno-infantil do HGC, Luana Patricio, responsável pela organização do evento.
NA PRÁTICA
A atividade foi dividida em três estações, montadas na área externa do auditório, que simularam um treinamento realístico com uso de bonecos, bolas de pilates e outros recursos. As gestantes puderam aprender, na prática, sobre amamentação, cuidados pré e pós-parto e manejo do recém-nascido. Foram abordados temas como parto humanizado, técnicas de aleitamento materno, manobras de desengasgo, entre outros assuntos. As estações foram ministradas por três enfermeiras: Andressa Mansani, especializada em Obstetrícia, e Daniela da Costa Fumegal – ambas colaboradoras da unidade; e pela representante da Lactare, banco de leite privado que presta serviço à unidade, Raíssa Souza.
Na edição de abril do curso de gestantes do HGC compareceram representantes de serviços de Saúde de Osasco e de Barueri, que conheceram a dinâmica da atividade com o intuito de implantá-la em suas unidades de atuação. Também prestigiou o evento a articuladora de humanização do Núcleo Gestor de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, Cleide Prestes.