Hospital Irmã Dulce da Praia Grande moderniza sistema de raio-X

Publicado em: 14/07/2017

Centro de diagnóstico de imagem acaba com antigas chapas, reduz filas e beneficia o meio ambiente

Nova tecnologia extingue impressão com produtos tóxicos e acelera atendimento ao público

A implantação de um novo centro de diagnóstico de imagem, com digitalização de exames de raio-X, tem conseguido reduzir filas e agilizar o atendimento no setor de Traumatologia e Ortopedia do Complexo Hospitalar Irmã Dulce da Praia Grande. Sem as tradicionais “chapas” de radiografia, o sistema permite o tratamento da imagem para visualização mais rápida e qualificada. A mudança, que segue recomendação da Prefeitura de Praia Grande, também produz benefícios ambientais, já que produtos tóxicos deixam de ser usados no processamento com filme.

Com a modernização, o médico tem acesso rapidamente ao exame no computador e consegue acessá-lo de qualquer consultório da unidade, o que acelera o atendimento. De acordo com o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, a mudança foi proposta pela Prefeitura para enfrentar o aumento da demanda, com vantagens. “Em tratativas com a Fundação do ABC, o prefeito Alberto Mourão sugeriu o investimento na modernização, uma vez que a Praia Grande é referência na especialidade de Traumatologia e Ortopedia na região. Com isso, moradores e pacientes de municípios vizinhos serão beneficiados”, disse.

Inicialmente, dois equipamentos fixos – um portátil e dois de digitalização de imagens – estão em funcionamento. O próximo passo concentrar o serviço em um só espaço e reunir os consultórios de ortopedia, além dos setores de tomografia e imobilização. As obras estão em curso.

O diretor geral do Complexo Hospitalar, Dr. Ricardo Carajeleascow, afirmou que a responsabilidade social é a marca dessa iniciativa. “São beneficiados os pacientes, os profissionais envolvidos no atendimento e o meio ambiente. Estamos nos empenhando para que cada vez mais possamos avançar na qualidade da prestação de serviços à população”.