Hospital Irmã Dulce da Praia Grande reforça importância do Método Canguru

Publicado em: 23/03/2018

Hospital criou quarto especial para que pai e mãe possam manter o contato pele a pele com o bebê

 

Pai de primeira viagem, Anibal Santos dos Reis mostrou-se maravilhado pela aproximação com sua bebê, Emanuelle, que nasceu com 33 semanas

A atenção materno-infantil desenvolvida em Praia Grande ganha impulso com as ações promovidas pela Secretaria de Saúde Pública, em conjunto com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID). Entre as medidas, se destacam a criação de quartos para parto humanizado e para o Método Canguru. O treinamento de equipes para estímulo ao parto natural e ao aleitamento materno são iniciativas que visam níveis cada vez menores da mortalidade infantil na cidade.

A técnica de cuidado neonatal é direcionada a recém-nascidos de baixo peso ou prematuros. O nome faz alusão à forma como o animal acolhe o filhote em uma bolsa abdominal. Inicialmente, o procedimento é utilizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal até que o bebê atinja peso ideal e não necessite de medicação. Depois, é liberado para o quarto especial onde dará continuidade ao tratamento.

De acordo com a enfermeira Erica Bargas Neves, coordenadora da UTI Neonatal, com o bebê já no quarto, o hospital proporciona o cuidado alternado entre pai e mãe. “Para ter esse contato também paterno pele a pele e de forma gradativa, o acesso é liberado em qualquer período, já que muitas vezes o pai trabalha e seus horários não coincidem com os das visitas”, destaca.

Pai de primeira viagem, o vigia Anibal Santos dos Reis se mostrou maravilhado pela aproximação com sua bebê, a Emanuelle, que nasceu com 33 semanas pesando 3,100kg. “Desde que nasceu, o único contato era com a mãe. Para mim, está sendo algo muito diferente e especial, porque acho importante termos este ‘momento mãe’ também”, ressaltou.

PARTO HUMANIZADO
O Método Canguru é um dos requisitos para a certificação Hospital Amigo da Criança – da Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF. O parto humanizado, que prevê o acompanhamento de um familiar, é outro componente primordial na busca deste selo. Para isso, há na maternidade outro quarto especial, equipado com cadeira chamada “cavalinho”, assim como outros itens como bola de pilates, poltrona para a gestante e para o acompanhante, berço aquecido e assento com coletor especial.