Hospital Mário Covas adota metodologia Huddle para ampliar segurança do paciente

Publicado em: 20/04/2023

 Uma reunião curta, de cerca de 10 minutos, feita em pé entre profissionais da assistência e coordenadores é uma das novidades implementadas no setor de Emergência do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André. O método de melhoria contínua dos processos assistenciais, conhecido como Huddle, possibilita o gerenciamento de problemas pontuais do setor, com foco na qualidade da assistência e segurança do paciente. O objetivo é proporcionar uma discussão dinâmica e resolutiva sobre pendências pertinentes à rotina diária do serviço.

A iniciativa é mais um fruto do Projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, executado de forma colaborativa pelos hospitais BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Recentemente, o HEMC foi selecionado para participar do 7º ciclo do projeto, cujo foco é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. A mentoria para implementação da metodologia no HEMC foi conduzida por representantes do Hospital Sírio-Libanês.

O huddle diário oferece às equipes a gestão proativa da qualidade e segurança, incluindo a revisão de processos padronizados fundamentais ao bom funcionamento do serviço, como checklists, bundles (conjunto de boas práticas) e novas rotinas. O método também permite que as equipes revisem o desempenho do dia anterior e foquem no dia seguinte de trabalho, a partir da sinalização de preocupações de maneira proativa. Atualmente, o huddle acontece diariamente no setor de Emergência às 9h e às 14h50.

Os consultores do projeto, do Sírio-Libanês, desafiaram a equipe do HEMC a estabelecer essa rotina diária e, além da ferramenta – por meio da criatividade –, criar um ambiente lúdico que trouxesse leveza à reunião diária. “O huddle vem do futebol americano e é um momento em que a equipe ‘para’ e se reúne para discutir a estratégia do jogo. Trabalhar em equipe é unir várias formas de pensar focadas em um só objetivo”, disse o coordenador de Tecnologia da Informação do HEMC, Vinícius Daniel Pereira, também membro da Gestão de Alta Performance nas Emergências (GAPE) do projeto.