Hospital Mário Covas completa 20 anos e recebe homenagem na Câmara de Santo André

Publicado em: 26/11/2021

Maior hospital público do Grande ABC é gerenciado pela Fundação do ABC desde sua inauguração, em 2001

 

A vereadora Ana Veterinária, o diretor-geral do HEMC, Dr. Desiré Carlos Callegari, e o vereador Carlos Ferreira – Foto: José Paulo Cardeal/CMSA

A Câmara Municipal de Santo André sediou nesta semana, dia 23 de novembro, uma sessão solene em homenagem aos 20 anos do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), gerenciado pela FUABC desde sua inauguração, em 2001. O evento, proposto pelo vereador Carlos Ferreira e presidido pela vereadora Dra. Ana Veterinária, foi transmitido ao vivo pelo YouTube e também homenageou o diretor-geral do HEMC, Dr. Desiré Carlos Callegari, que deixará o cargo no final de novembro após 10 anos de dedicação à unidade.

“O permanente avanço das atividades assistenciais e administrativas durante o período tem como referência o dia 20 de novembro de 2001, quando, no início deste milênio, foi estabelecido um marco na assistência médica do Grande ABC: a inauguração do Hospital Estadual Mário Covas que, no decorrer destes 20 anos, conquistou o respeito e reconhecimento da população enquanto equipamento hospitalar de alta complexidade. Estou certo de que tal homenagem é extensiva a todos os colaboradores deste importante equipamento de saúde pública”, disse o diretor-geral, Dr. Desiré Callegari.

O gestor também elencou algumas das principais conquistas nos últimos anos, como a reforma e ampliação da área de Emergência; a criação de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica; a reforma e ampliação da área de Oncologia; a criação do serviço de Cuidados Paliativos; certificações de qualidade nacional e internacional, entre outros avanços.

Além da participação do diretor-geral, a homenagem contou com as presenças do diretor-técnico do hospital, Dr. Alexandre Cruz Henriques, e do advogado Antônio Eduardo Ferreira Oliveira, entre outros colaboradores.

NOVA GESTÃO

O próximo diretor do Hospital Estadual Mário Covas será o médico infectologista, gestor em Saúde e professor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) desde 2005, Dr. Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante, que assumirá o cargo em 1º de dezembro. O dirigente foi eleito para o cargo dia 11 de novembro pelo Conselho de Curadores da Fundação do ABC – órgão máximo de deliberação da entidade.

HEMC 20 ANOS

Em 20 de novembro de 2001, foi estabelecido um marco na assistência à Saúde da região do ABC Paulista com a inauguração do Hospital Estadual Mário Covas. A história começa com a construção do Hospital Regional de Clínicas, em 1978, interrompida por falta de recursos. O esqueleto foi abandonado em 1981 em área do bairro Paraíso, em Santo André. Após 18 anos, em 1998, e diante do inconformismo da população e da sociedade civil que se reuniu para abraçar o prédio abandonado, o então governador Mário Covas assumiu o compromisso de concluir a obra, que mudou o cenário da Saúde no Grande ABC.

Com participação e apoio da comunidade e de entidades representativas, o hospital começou a funcionar em 2001 sob administração da Fundação do ABC. Em abril de 2002, a assistência foi ampliada e consolidada com o início da realização de cirurgias.

O esqueleto, que por quase duas décadas se constituiu em cenário urbano de Santo André, ganhou corpo e foi transformado para iniciar o atendimento ambulatorial e cirúrgico. No início foram disponibilizados 56 leitos nas clínicas, além de 14 vagas de UTI. Hoje o HEMC conta com mais de 300 leitos e é referência em atendimento de alta complexidade. Em 2020, a unidade registrou mais de 106 mil consultas e atendimentos, 501 mil exames e procedimentos, além de 12,7 mil cirurgias e 10,5 mil internações.