‘Mário Covas’ conscientiza pacientes e colaboradores sobre o câncer de mama

Publicado em: 28/10/2022

O Centro Integrado de Humanização e as áreas de Educação Continuada e Segurança do Trabalho do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, promoveram durante o mês diversas ações de conscientização, saúde e bem-estar para colaboradores e pacientes referentes à campanha Outubro Rosa.

Foram realizadas palestras em todos os períodos sobre a saúde da mulher, ministradas pelo Dr. Fernando Sansone, ginecologista do trabalho, pela enfermeira do trabalho, Juliana Maria de Almeida Pereira, e pelo enfermeiro navegador oncológico do Hospital Israelita Albert Einstein, Alexandre de Souza Barros. Todas as atividades estimularam a conscientização das colaboradoras sobre a importância da prevenção dos cânceres mais incidentes no público feminino, como de mama, cólon e colo do útero.

Em parceria com a equipe de Segurança do Trabalho e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), foram ofertados aos colaboradores cuidados com a saúde mental por meio de triagem psicológica, ginástica laboral, orientações nutricionais e oficinas de maquiagem.

As profissionais Fabiana Sabino, da Educação Continuada, e Lilian Mattiello, do Centro Integrado de Humanização, realizaram visitas “in loco” nos setores com uma “Mama Amiga” para reforçar a importância da realização do autoexame, em caráter educativo.

Diretor-geral da unidade, Dr. Adilson Cavalcante

Também foram organizadas diversas ações com as pacientes da Oncologia durante o mês. Em parceria com o programa “De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer”, com o Instituto Quimioterapia e Beleza e a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), as pacientes ganharam kits de maquiagem, lenços, turbantes, hidratantes de mão e corpo, chaveiros e materiais informativos de apoio sobre as doenças.

Diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Cavalcante fez a abertura da 20ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e exaltou o tema definido para este ano: “Prevenção! Atitude de quem ama”. De acordo com o dirigente, as ações demostram que a atual gestão tem o olhar voltado para a segurança dos colaboradores da instituição. “A programação está voltada para cuidar de quem cuida”, completou Cavalcante, durante a abertura da SIPAT.