Hospital Mário Covas cria área de descanso para mamães

Publicado em: 10/07/2017

Ambiente tem acomodação e artesanato para mães que acompanham filhos em longas internações

Para minimizar os desgastes de uma internação hospitalar, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André inaugurou, em 7 de julho, mais um espaço de conforto para humanizar o atendimento a pacientes e familiares. Trata-se do “Cantinho da Mamãe”, área especial criada para o descanso das mães de crianças internadas. No ambiente são oferecidas acomodações e publicações em espaço criado entre a enfermaria e brinquedoteca. Atividades como artesanato farão parte da rotina do local, que é destinado às mães, pais ou qualquer responsável pela criança.

A iniciativa envolveu o trabalho do Centro Integrado de Humanização e da Clínica Pediátrica. O objetivo é proporcionar área de apoio às mães e famílias, que geralmente permanecem por longos períodos na unidade para acompanhar os filhos internados. Desta forma, podem repousar e permanecer próximas das crianças, uma vez que a maioria das internações corresponde a casos graves e de alta complexidade, principalmente de oncologia, onde são tratados diversos tipos de câncer. Por isso, o envolvimento das equipes de enfermagem e médica também é fundamental.

Iniciativas como essa têm sido criadas pelo hospital para associar a otimização de espaços e equipamentos à melhoria da qualidade na assistência hospitalar.