Hospital Mário Covas é destaque na ‘Revista Science’ por trabalho em cirurgia cardíaca

Publicado em: 29/09/2022

Unidade publicou artigo científico sobre a implantação e os resultados de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, foi convidado a publicar artigo científico na Revista Science, periódico que divulga trabalhos inéditos sobre avanços na gestão em saúde e estimula a busca por excelência na assistência. O setor de Qualidade do hospital, junto à equipe multidisciplinar, desenvolveu artigo que relata a implantação e os resultados do monitoramento da linha do cuidado nas fases pré, intra e pós-operatória de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio, conhecida pela sigla CRM.

A unidade realizou 471 cirurgias de revascularização do miocárdio entre janeiro de 2021 e julho de 2022. O processo implementado incluiu, além dos registros em prontuário, um pacote de monitoramento recolhido após a alta dos pacientes, o que possibilitou a mensuração de resultados e a identificação de oportunidades de melhoria.

Um dos resultados alcançados, entre tantos outros, diz respeito à redução do tempo de internação dos pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após os procedimentos. Na comparação entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período de 2022, houve um aumento de 19,4% na média dos pacientes que tiveram alta da unidade de terapia intensiva em até 48 horas – resultado diretamente relacionado com a extubação de quatro a seis horas após a cirurgia, conforme meta estabelecida no plano terapêutico. No mesmo período de comparação, a média de pacientes que tiveram alta até o sexto dia do pós-operatório subiu de 70,5% para 72,2%, com percentuais acima dessa média nos quatro primeiros meses de 2022.

Este aumento, segundo o artigo, é resultado das reuniões para alinhamento de resultados e dos testes de mudanças propostos para o cuidado centrado no paciente. “O monitoramento do cuidado de pacientes submetidos à revascularização do miocárdio exerceu um importante papel na busca, junto aos times, por novas oportunidades de melhoria e novos parâmetros de desempenho. Isso demonstra os grandes benefícios da aplicação da gestão de qualidade e de sua interface com as equipes multidisciplinares, tornando o processo mais dinâmico e robusto”, disse um dos autores do trabalho, o gerente da área de Qualidade e Processos do HEMC, Rodrigo Alveti Brolo. O profissional assina o artigo junto à enfermeira da Qualidade, Gisele Rabello.

A íntegra do trabalho pode ser acessada pelo link https://www.revistascience.com/revista-science, na edição nº 8, de setembro de 2022.

A REVISTA

De acesso gratuito e on-line, a Revista Science busca promover uma comunicação isenta com as instituições de saúde, ensino e pesquisa, com foco na divulgação de boas práticas voltadas à gestão em saúde como ferramenta de promoção da qualidade e segurança do paciente. Tais ações colaboram no direcionamento das estratégias em saúde ao informar e debater a importância de práticas líderes de gestão, inovação e sustentabilidade.