‘Mário Covas’ e Hospital Nardini empossam novas Comissões de Ética de Enfermagem

Publicado em: 12/02/2025

As duas unidades de saúde tiveram eventos realizados pelo Coren-SP

 

Membros da nova comissão durante a cerimônia de posse no HEMC

No dia 7 de fevereiro, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, e o Hospital Nardini, em Mauá, deram posse às suas respectivas Comissões de Ética de Enfermagem. Os eventos, realizados pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), reuniram profissionais comprometidos com a missão de garantir uma assistência mais segura, ética e livre de imperícia, negligência ou imprudência. As duas unidades são gerenciadas pela FUABC.

Entre as principais atribuições da Comissão estão a avaliação de condutas profissionais, a promoção de ações educativas voltadas à ética na enfermagem, a instauração de sindicâncias para apuração de denúncias e o acompanhamento de procedimentos assistenciais, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados.

HOSPITAL MÁRIO COVAS

O enfermeiro Deivid Alexander Varga, presidente da comissão, destacou a importância do grupo em sua fala. “Esperamos fazer um bom trabalho na Comissão de Ética, principalmente no cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão. Esse é o maior objetivo: desempenhar a função difundindo a importância de prestar uma assistência de enfermagem livre de danos”, declarou.

A comissão é composta por 11 membros efetivos, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, representando a diversidade da equipe do Hospital Mário Covas. Além do presidente, assumiram cargos a enfermeira Fabiana Sabino Alves, como secretária, e os demais integrantes: Ana Rosa de Almeida dos Reis, Kátia Cilene Victoriano dos Santos Marques, Thaís Fernandes Cabral Carneiro Xavier, Janielle Malveira Freitas, Ediglei da Silva Bispo, Maria Lenilza Silva, Cesar Augusto Nunes, Camila Maziero e Clesiane Moreira de Oliveira.

Em Mauá, novos membros da Comissão

HOSPITAL NARDINI

Na unidade, a Comissão também é formada por seis enfermeiros e cinco técnicos/auxiliares de enfermagem. A partir de 7 de fevereiro, a equipe assumiu a missão de zelar pela conduta ética e profissional da categoria, garantindo boas práticas e um ambiente de trabalho pautado pelo respeito e pela excelência no atendimento aos pacientes.

A atuação da Comissão é essencial para orientar e auxiliar os profissionais de enfermagem em suas práticas diárias, assegurando que as normas e diretrizes éticas sejam seguidas com rigor. Além disso, o grupo funciona como um canal de apoio para esclarecimento de dúvidas e fortalecimento da cultura de humanização no atendimento hospitalar.