Hospital Mário Covas é selecionado para novo ciclo do projeto ‘Lean nas Emergências’

Publicado em: 23/02/2023

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, foi selecionado para participar de mais uma etapa do Projeto ‘Lean nas Emergências’, iniciativa ligada ao Ministério da Saúde e executada de forma colaborativa pelos hospitais BP – A Beneficência Portuguesa e Hospital Sírio-Libanês (HSL), em São Paulo, e Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre. O objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

O HEMC foi inserido no 7º ciclo do Lean nas Emergências. A mentoria é feita pelo Hospital Sírio-Libanês, que realiza visitas presenciais a cada 15 dias, sendo uma reunião virtual intercalada entre as datas. Viabilizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto teve início em agosto de 2017 com o HSL, quando atuou em seis instituições públicas de saúde no chamado ‘Ciclo 0’ do projeto. Na ocasião, os hospitais foram treinados e apoiados para implementação de melhorias que garantissem maior eficiência nos processos. No início de 2022, o projeto encerrou o 5º Ciclo, totalizando 128 instituições públicas e filantrópicas atendidas.

A iniciativa ganhou reforços em 2022 e passou a atuar no modelo colaborativo com a adesão da Beneficência Portuguesa e do Hospital Moinhos de Vento. Até o fim de 2023, a meta é atender até 160 hospitais do sistema público de saúde.

As indicações para participação no projeto acontecem em ciclos, a cada seis meses, e são um consenso entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Para executar o projeto, os hospitais de excelência contam com uma equipe altamente especializada, composta por médicos e especialistas em processos. Após a seleção dos hospitais, tem início a fase de implementação, na qual uma dupla de profissionais realiza visitas presenciais quinzenais aos hospitais participantes para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria. Essa fase tem a duração de seis meses, em média. Após o término deste período, o hospital é acompanhado por mais 12 meses para a sustentação dos resultados.

“Os princípios do Lean têm suas origens nos processos desenvolvidos por Taiichi Ohno, que transformaram a Toyota na metade do século passado. O conceito gira em torno de sistemas de produção que reduzem o desperdício de materiais, tempo e esforço, com o objetivo de aumentar a produtividade e criar o máximo valor possível. A prática do método Lean ainda oferece alternativas que contribuem para que o hospital tenha êxito, apesar das condições econômicas adversas na saúde pública”, explica o diretor-geral da unidade, Dr. Adilson Cavalcante. Mais informações sobre a metodologia estão disponíveis no link: https://www.leannasemergencias.com.br.