Hospital Mário Covas ganha apoio de parlamentares para criação de unidade de cuidados paliativos

Publicado em: 13/02/2020

Deputados estaduais Thiago Auricchio e Carla Morando anunciam adesão ao projeto e solicitam verba ao Estado

 

Dr. Yury Abreu, deputada estadual Carla Morando e Dr. Desiré Callegari – Foto: Divulgação

O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André recebeu apoio dos deputados estaduais Carla Morando e Thiago Auricchio para criação da unidade de cuidados paliativos. O anúncio foi realizado em 12 de fevereiro, em visita dos parlamentares ao hospital. Os detalhes do projeto foram apresentados pelo diretor geral, Dr. Desiré Carlos Callegari, e pelo coordenador da Comissão de Cuidados Paliativos, Dr. Yuri Louro de Abreu. O ofício destinado ao Governo do Estado e assinado por ambos solicita a verba de R$ 1,5 milhão em emenda parlamentar para a construção da área, uma vez que não há provisão no orçamento do hospital.

O setor, destinado ao atendimento de pacientes em estado terminal, será alocado em área já existente no hospital, no 1º andar. Terá 11 leitos, consultório, recepção, sala de procedimentos, posto de enfermagem e área administrativa. Uma equipe multidisciplinar já atua no serviço há cinco anos, porém sem espaço exclusivo. A equipe conta com médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos, dentista, farmacêutico, nutricionista, estomaterapeuta, fonoaudiólogo e, mais recentemente, cuidadores espirituais.

Diretor-geral do HEMC, Dr. Desiré Callegari e o deputado Thiago Auricchio – Foto: Divulgação

A proposta foi entregue à Secretaria de Estado da Saúde ainda em 2019 e o modelo poderá ser adotado para outras unidades, contribuindo para a liberação de leitos para a assistência médica. Hoje, o paciente em cuidados paliativos é internado em leitos nas clínicas. Com a criação da unidade, os pacientes terão atenção em ambiente especialmente estruturado para os cuidados paliativos, inclusive com convívio familiar.

“Precisamos de um espaço dedicado aos cuidados paliativos em ambiente inspirado no acolhimento e conforto, que também contribuirá para a liberação de leitos à assistência médica de alta complexidade”, disse Callegari.