Hospital Mário Covas inaugura novo espaço para crianças em tratamento oncológico

Publicado em: 09/08/2019

Evento de entrega contou com a presença de autoridades, diretores, empresários e funcionários

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) de Santo André inaugurou, dia 8 de agosto, espaço dedicado ao atendimento de crianças que recebem tratamento oncológico. O projeto de unidade de pré e pós-atendimento quimioterápico tem objetivo de proporcionar mais conforto aos pacientes. Resultado de parceria do HEMC com o Instituto Ronald McDonald, o novo espaço atenderá principalmente os casos de emergência e que estão em tratamento na unidade.

Autoridades, diretores, funcionários, empresários e representantes da Casa Ronald do ABC prestigiaram o evento em visita às instalações e à brinquedoteca, que também foi reformada para os pacientes de Clínica Pediátrica. O diretor-geral, Dr. Desiré Carlos Callegari, agradeceu o investimento e anunciou que o novo objetivo da instituição é buscar uma certificação internacional.

O presidente da Casa Ronald McDonald ABC, Nelson Tadeu Passotti Pereira, ficou emocionado ao falar do projeto e da importância do espaço para o atendimento à criança, além de agradecer a participação e colaboração de todos os envolvidos.

O vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, parabenizou o hospital e o Instituto Ronald McDonald, destacando que a política de saúde na cidade tem foco em humanização em todas as áreas, dos hospitais às Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O presidente do Instituto Ronald, Chico Neves, parabenizou a todos pelo novo espaço e falou sobre a importância de proporcionar assistência e atendimento qualificado à criança com câncer. “É dessa forma que poderemos avançar nos índices de cura que hoje superam 60%, mas que em regiões mais desenvolvidas do mundo chega a 85%”, completou.

Em 2018, o total de crianças internadas na Oncologia Pediátrica da unidade foi 268, incluídos os pacientes que permanecem em tratamento. Os números do atendimento chegam à média de 25 por semana, encaminhados via Central de Regulação de Vagas. Os pacientes chegam ao setor de emergência para reavaliação, quimioterapia ou exames, onde também são recebidos os pacientes cirúrgicos e clínicos.

Para implantação da unidade foram realizados serviços de alvenaria, hidráulica, instalação elétrica, ar-condicionado, pintura, revestimentos e iluminação. O investimento aproximado de R$ 700 mil foi feito pela Associação Projeto Crescer do ABC (APCABC), instituição sem fins lucrativos, que opera como Casa Ronald McDonald ABC através do Ronald McDonald House Charities. Os recursos são provenientes do “Mc Dia Feliz” e de doações.