Hospital Mário Covas inicia atividades no ‘Ambulatório dos Viajantes’

Publicado em: 03/03/2017

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, deu início em 2 de março aos serviços no Ambulatório dos Viajantes – uma iniciativa da disciplina de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC, Serviço de Infectologia do HEMC e Secretaria de Estado da Saúde. Pioneiro na região do ABC, o espaço anexo ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE-ABC) é direcionado ao atendimento de pessoas que se deslocam em viagens nacionais e internacionais e que necessitam de orientação quanto aos cuidados para prevenção de doenças infectocontagiosas na região de destino. Informações sobre outros riscos, como de trombose em viagens aéreas ou nas atividades de mergulho, também integram o trabalho.

Pioneiro no ABC, serviço busca orientar e esclarecer dúvidas de quem viaja para áreas de risco no Brasil e no exterior

Para abertura do serviço, o hospital investiu na reforma e adequação do espaço, contração de infectologista, além da aquisição de equipamentos de mobiliário, projetor, notebook e ar-condicionado.

ORIENTAÇÃO E CUIDADOS

No Ambulatório dos Viajantes, a população será orientada sobre os cuidados com a ingestão de água e alimentos, picadas de insetos e vacinação específica conforme o destino. Além disso, o local está ligado ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais do ABC, que disponibiliza vacinas para a rede pública, que serão indicadas durante as consultas. Concluída a etapa de informação e esclarecimento, as vacinas serão aplicadas no próprio CRIE-ABC.

O atendimento também será realizado para pessoas que retornam de viagem com sinais ou sintomas de doenças que possivelmente foram adquiridas nesse período. O serviço está sob responsabilidade de equipe médica e de enfermagem especializada, que dispõe de recursos técnicos e audiovisuais para proporcionar melhor entendimento e orientação aos viajantes.

O ambulatório funciona mediante agendamento prévio, as segundas e quintas-feiras, das 12h às 16h, no 3º andar do Hospital Estadual Mário Covas. O acesso é pela entrada do Hospital Dia: Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Bairro Paraíso – Santo André (SP). Informações e agendamento pelo telefone (11) 2829-5165.

CRIE-ABC

O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais atende há 11 anos no HEMC a ocorrências emergenciais e espontâneas, oferecendo vacinas especiais (imunoglobulinas). São realizados entre 500 e 660 atendimentos mensais, demanda que aumenta nas ocorrências endêmicas de gripes e outras patologias. Vacinas contra hepatite B, tétano, febre amarela e raiva estão entre as disponíveis no CRIE.