Hospital Mário Covas organiza ‘arraiá’ temático sobre acreditação internacional

Publicado em: 19/08/2022

O Hospital Estadual Mário Covas promoveu nos dias 20 e 21 de julho o “Arraiá das ROP’S” (Required Organizational Practices) – sigla em inglês que define os processos e práticas que os hospitais devem seguir para conquistar o selo de Qualidade da Accreditation Canada. A ação contou com 290 profissionais da instituição, que se dividiram em equipes e participaram de brincadeiras e dinâmicas sobre temas voltados à comunicação, prevenção e controle de infecção, ambiente de trabalho, uso de medicamentos, cultura de segurança e avaliação de riscos.

Para manter e aprimorar a qualidade do serviço prestado ao paciente e os títulos de acreditação internacional e nacional conquistados, o hospital mantém vínculo com instituições que estabelecem protocolos e avaliam periodicamente a assistência proporcionada pela instituição. Entre as atividades e ações permanentes estão as “práticas requeridas da organização”, as ROP’S, criadas para melhorar a segurança do paciente e minimizar os riscos no ambiente hospitalar, segundo define a Quality Global Aliance (QGA), empresa acreditadora e representante brasileira da Acreditação Canadense Internacional (ACI).

A programação periódica das ROP’S pelo setor de Qualidade do hospital tem sido bem assimilada pelas equipes, resultando na garantia de um processo assistencial mais seguro. “As provocações visuais e a forma lúdica do treinamento facilitam a aplicação do conteúdo, contribuindo para que a atividade transcorra de forma natural, ao mesmo tempo em que reforça a importância do cumprimento dos processos e práticas”, explica a enfermeira do setor de Qualidade do hospital, Gisele Rabelo.

Para o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante, as conquistas das certificações de Acreditação Qmentum International e ONA (Organização Nacional de Acreditação) não representam apenas a garantia de títulos, mas traduzem o compromisso do hospital e da Fundação do ABC, entidade gestora, com a qualidade dos serviços prestados à população. “Este compromisso é permanente. Essa atividade demostra que integramos um programa de qualidade desenvolvido com a participação e empenho da direção e dos colaboradores de todos os setores, assistenciais e administrativos”, destaca Dr. Adilson Cavalcante.