Hospital Mário Covas reafirma compromisso com a qualidade e segurança dos pacientes

Publicado em: 18/11/2022

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) recebeu em 16 e 17 de novembro a visita de manutenção da acreditação internacional Qmentum. A unidade de saúde foi examinada pelo time de avaliadores da instituição acreditadora do QGA – Quality Global Alliance. Foram dois dias de imersão e de avaliação dos padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente no hospital.

Para o gerente da Qualidade e Processos, Rodrigo Alveti Brolo, a manutenção da acreditação internacional é a constatação do compromisso em prestar serviços hospitalares compatíveis com os padrões de excelência dos melhores hospitais do mundo. “O HEMC prima por oferecer cuidado integral aos seus pacientes e familiares, dentro de um ambiente de acolhimento com estrutura física segura e profissionais altamente capacitados. O resultado é um atendimento de excelência e humanizado, onde o paciente está no centro do cuidado”.

A metodologia QMentum International orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área da saúde, sendo aplicada no Brasil pelo QGA por meio de aliança com a HSO – Health Standards Organization. A aliança QGA-HSO abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas.

“As visitas de manutenção de acreditação são uma forma de averiguar e atestar a qualidade dos serviços prestados dentro da instituição. Por trás disso estão alguns objetivos, como a necessidade de reavaliar e revalidar os processos internos, desde os mais básicos, como higienização das mãos, identificação do paciente, evitar siglas nas prescrições e evoluções de prontuários, até os mais complexos, como a gestão de cirurgias eletivas represadas em função da Covid-19. A gestão de qualidade é essencial quando buscamos excelência na gestão organizacional”, afirma o Dr. Adilson Cavalcante, diretor-geral do HEMC.

SOBRE O QGA

O Quality Global Alliance faz parte da maior e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e a implementação de padrões mundiais de excelência em saúde com foco na pessoa. Os padrões de avaliação utilizados são da Health Standards Organization, desenvolvidos por meio de um processo rigoroso, com contribuição de especialistas, clientes e prestadores de serviços de saúde.

O QGA apoia as organizações de saúde a aplicarem os padrões globais, estabelecendo estratégias que favoreçam a implementação de cuidados seguros e eficazes. Também personaliza e oferece programa de acreditação e desenvolvimento das organizações de saúde de acordo com as suas necessidades, inspirando mudanças positivas e agregando valor às organizações e a todo o sistema de saúde. Trata-se de trabalho que busca soluções com as melhores práticas para promoção de mudanças sustentáveis e duradouras.