Hospital Mário Covas realiza cirurgias de coluna de alta complexidade em crianças

Publicado em: 05/12/2014

O setor de Coluna do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André completa 10 anos neste 2014 e tem motivos de sobra para comemorar. Graças ao trabalho da equipe, o hospital tornou-se um dos centros credenciados junto à Secretaria de Estado da Saúde para realização de cirurgias para correção de deformidades em crianças, com destaque para procedimentos na área de escoliose.

“Nos últimos anos o Hospital Mário Covas tem realizado rotineiramente cirurgias de escoliose. São procedimentos de alta complexidade, que necessitam de equipe experiente e grande suporte das instalações hospitalares”, explica o professor afiliado da Faculdade de Medicina do ABC e chefe do setor de Coluna, Dr. Luciano Miller Reis Rodrigues, que completa: “O ‘Mário Covas’ é o único da região do ABC a realizar cirurgias de escoliose e um dos únicos em todo o Estado de São Paulo”, garante.

Ao todo são aproximadamente 350 consultas mensais para diferentes doenças da coluna, entre as quais fraturas, hérnia de disco, estenose de canal lombar e tumor em coluna, além de cerca de 50 atendimentos no campo da escoliose. O grupo de coluna realiza 16 cirurgias mensalmente.

“Existem diversos tipos de deformidade da coluna. As mais frequentes são as escolioses idiopáticas e o dorso curvo, mas também realizamos cirurgias de deformidade de outras etiologias, como escoliose neuromuscular, congênita ou de outras causas”, detalha Dr. Luciano Miller Reis Rodrigues, lembrando que o grande volume de atendimentos e cirurgias possibilita a publicação de diversos artigos científicos, que demonstram a experiência adquirida pelo grupo de Coluna ao longo dos anos.

Atenção à “coluna torta”

A escoliose é conhecida popularmente como coluna torta e tem como característica principal o desvio anormal da coluna vertebral para o lado esquerdo ou direito. A doença causa deformidades em diferentes graus, que podem estar associadas a dores na coluna torácica ou lombar. Casos mais avançados podem ocasionar sintomas neurológicos como perda de força muscular e da função motora ou até mesmo complicações pulmonares, colocando em risco a vida dos pacientes.

A escoliose atinge de 0,5% a 8% da população e é mais frequente em mulheres. O diagnóstico é feito através de radiografias. O exame físico com alterações de simetria do tronco pode levar à suspeita de início da deformidade. Entre os tipos mais comuns estão a escoliose idiopática (cuja causa não é totalmente conhecida), com cerca de 80% dos casos, além da degenerativa, congênita e neuromuscular.

Os tratamentos variam segundo a causa e vão desde a associação de atividade física, fisioterapia e medicamentos até casos mais graves, nos quais há necessidade de cirurgia para correção da curvatura da coluna.