Hospital Mário Covas recebe equipe do Instituto Dante Pazzanese para benchmarking sobre gestão de leitos

Publicado em: 13/04/2023

César Augusto Guimarães Marcelino e Lilian Roberta Costa Otoni, do Instituto Dante Pazzanese, e Rodrigo Brolo, do HEMC

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, recebeu neste mês de abril a visita de representantes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia para um benchmarking colaborativo. No encontro foram compartilhadas experiências exitosas, especialmente sobre o funcionamento do Núcleo Interno de Regulação (NIR), que servirão de apoio para a melhoria contínua dos processos internos do instituto, com foco na gestão segura e eficiente de leitos hospitalares. A equipe foi recepcionada pelo diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Cavalcante, e pelo gerente de Qualidade e Processos, Rodrigo Brolo.

Após duas horas de imersão no NIR, que contou com a participação do gestor médico do serviço, Dr. Fernando Proença, e da enfermeira supervisora, Luana Beltrano, a equipe do instituto conheceu diversos processos do HEMC que contribuirão para aprimorar o provisionamento de leitos de pacientes eletivos ou de emergência. O Dante Pazzanese foi representado na visita de 6 de abril pelo diretor de Divisão, César Augusto Guimarães Marcelino, e pela diretora de Divisão Técnica, Lilian Roberta Costa Otoni. Ambos agradeceram a oportunidade e informaram que novas visitas serão agendadas para a continuidade das trocas de experiências entre os serviços.

“Foi um encontro bem-sucedido e muito produtivo. É fundamental conhecermos a realidade de outros serviços considerados de referência, como é o caso do instituto, especialmente quando podemos inspirar melhorias e compartilhar acertos. Esperamos que novas agendas sejam confirmadas para que essa parceria seja consolidada e traga cada vez mais benefícios aos nossos processos assistenciais”, disse Rodrigo Brolo.

BENCHMARKING

Benchmarking é um processo contínuo de pesquisa de mercado que avalia o desempenho das empresas do mesmo setor, comparando serviços, processos e produtos. É fundamental para a gestão e traz diversos benefícios, entre os quais: auxílio na identificação de pontos de melhoria, redução de custos, elevação da produtividade e otimização dos resultados. Já o Benchmarking Colaborativo é quando duas empresas do mesmo segmento trocam experiências por meio de uma parceria. Neste caso, as empresas unem seus pontos fortes para trocar estratégias e cases de sucesso com foco no crescimento mútuo dos serviços.