Hospital Mário Covas recebe menções honrosas no Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Publicado em: 30/10/2015

Nas equipes do HEMC, Dr. Antonio De Giovanni Neto, Marilene Acaqui, Renan Santos, Sandra Santos e Alex Sandro de Souza comemoram as conquistas no prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2015”.

Nas equipes do HEMC, Dr. Antonio De Giovanni Neto, Marilene Acaqui, Renan Santos, Sandra Santos e Alex Sandro de Souza comemoram as conquistas no prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2015”.

O Hospital Estadual Mário Covas recebeu três menções honrosas do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA) 2015 – iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que neste ano chegou à oitava edição. A entrega da premiação ocorreu dias 1º e 2 de setembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, durante o Seminário Hospitais Saudáveis, organizado anualmente pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, com apoio do Governo do Estado.

Neste ano a temática foi “O desafio do setor saúde frente às mudanças climáticas”. Foram apresentados 93 relatórios de projetos e programas desenvolvidos por instituições de saúde do Brasil particulares, públicas e fundações.

O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, sob a administração da Fundação do ABC, apresentou com três relatórios descritivos sobre os projetos “Educando para o meio ambiente mais saudável: descarte consciente”, “Consumo consciente: cultive essa ideia”, e “Reciclagem – Manta SMS”. Todos foram indicados para receber menção honrosa, classificação para as iniciativas que atendem aos critérios do Prêmio AMA, destinada a estimular novos projetos ambientais e a reconhecer o esforço das equipes.

Nas edições de 2010 e 2012, o Hospital Estadual Mário Covas recebeu o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”.

 

DESCARTE CONSCIENTE

O projeto “Educando para o meio ambiente mais saudável: descarte consciente” utiliza ações simples, com apoio da comunicação da TV, intranet, jornais e murais internos. A partir desses meios de divulgação, a Comissão de Gerenciamento difunde informações e campanhas de esclarecimento envolvendo o descarte consciente. A política de gestão de resíduos conscientiza os colaboradores da instituição sobre a importância do descarte e destinação correta dos resíduos. Com a implementação do projeto foi verificado aumento da segregação correta dos resíduos. Em parceria com o setor de Manutenção e Pintura, foram construídos painéis com divisórias que seriam descartadas no resíduo reciclável. Os painéis foram utilizados para difusão de informações e campanhas, visando a conscientização sobre a importância do descarte correto e o cuidado no manejo dos resíduos e materiais perfurocortantes infectantes até a destinação final.

 

CONSUMO CONSCIENTE

O Hospital Estadual Mário Covas desenvolve ações com o objetivo de reduzir o consumo de luz e o aproveitamento de água de reuso. Para isso, o projeto Consumo Consciente possibilitou estabelecer campanhas e disseminar informações e ações corretivas para evitar o desperdício. Foram envolvidos colaborados, visitantes e pacientes, sempre com foco no uso racional da água e da energia elétrica.

 

RECICLAGEM – MANTA SMS

A proposta envolveu a Comissão de Enfermagem da Central de Material Esterilizado (CME) para a reutilização de mantas de SMS (tecido composto por 100% de polipropileno), que serve como barreira estéril para embalar caixas cirúrgicas e outros produtos para higiene. O material, anteriormente descartado, é agora reutilizado, com o apoio de voluntários, para produzir aventais, sacolas e panos de limpeza.