Hospital Mário Covas retoma atividades de voluntariado

Publicado em: 06/09/2022

Foto: Alquimia do Amor Pet Terapia

Os voluntários constituem parte integrante da história do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, sempre contribuindo para o acolhimento e humanização no ambiente hospitalar. Porém, em março de 2020, as atividades das equipes voluntárias foram suspensas devido à pandemia. Com a retomada da normalidade na assistência e declínio dos casos de Covid-19, o voluntariado está sendo reintegrado de acordo com cuidados que levam em conta a segurança de pacientes e colaboradores.

Após dois anos de afastamento, 14 grupos voluntários voltam às atividades com a participação de 80 integrantes envolvendo os serviços de espiritualidade das Capelanias, dos contadores de histórias nas unidades adulto e infantil, além de atividades educativas e lúdicas voltadas aos acompanhantes, como o artesanato. Também retornam os grupos de palhaços e a “Pet Terapia”.

“Estamos retomando progressivamente a normalidade das atividades em nossas vidas e também em todos os níveis da atividade humana. Este processo está sendo feito com muito cuidado e responsabilidade, pois a atenção e o aprimoramento profissional são de fundamental importância para todos no ambiente hospitalar”, enfatiza o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante.

Os trabalhos serão retomados ao longo deste mês, após período de treinamento realizado em agosto pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital, sob orientação da enfermeira Ivani Costa e da assistente Lilian Mattiello, do Centro Integrado de Humanização. Para melhorar e facilitar o acesso, o HEMC está identificando os voluntários com crachá organizacional, que deve ser utilizado nas clínicas e ambulatórios durante as atividades com pacientes e acompanhantes.

O desafio imposto por uma nova realidade, na qual todos devem aprimorar os cuidados para a segurança da saúde dos pacientes, foi bem recebido pelos voluntários ao contribuir para a melhoria do clima institucional, do acolhimento e dos projetos de humanização.