Hospital Municipal de Mogi amplia em 35% o número de leitos Covid-19

Publicado em: 06/05/2021

Foto: Divulgação/PMMC

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) ampliou em 35% o número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 na cidade. Desde 28 de abril, o serviço passa a contar com 45 novos leitos (15 de UTI e 30 de enfermaria), subindo de 61 para 76 as unidades de terapia intensiva e de 70 para 100 os leitos de enfermaria. A medida faz parte das novas estratégias de combate à pandemia anunciadas pela Prefeitura.

A ampliação reduz os índices de ocupação e aumenta a segurança no atendimento aos pacientes internados. No entanto, o vírus continua circulando por toda a cidade e os altos riscos de contaminação exigem a manutenção de toda a rotina de cuidados.

“A queda na ocupação hospitalar pode gerar uma falsa sensação de tranquilidade, o que não é verdade. A pandemia não acabou e precisamos manter distanciamento social, uso de máscara e higiene constante das mãos”, alerta o prefeito Caio Cunha.

Desde o início da pandemia, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi transformado na principal referência de atendimento Covid-19 do Alto Tietê. O município conta com outros cinco locais para atendimento de pacientes com sintomas leves: UBSs Vila Suíssa, Ponte Grande, Jardim Camila, Alto Ipiranga, Jardim Universo. Em breve, a UnicaFisio, ao lado do HMMC, será a sexta unidade. Em todos os locais de referência a população passará a contar com suporte de um novo exame, o “Swab/antígeno”, capaz de detectar a presença do coronavírus em 20 minutos.

AMPLIAÇÃO 

Em 15 de abril, o tanque de oxigênio do Hospital Municipal foi trocado pela empresa responsável pelo fornecimento de gases, passando de 4.950 para 9.870 metros cúbicos (m3). A capacidade ampliada era uma antiga solicitação da administração municipal visando a instalação dos novos leitos Covid-19. O oxigênio é fundamental no tratamento hospitalar de pacientes com a doença, porque o vírus causa inflamação no pulmão e compromete o sistema respiratório.