Hospital Municipal de Mogi completa sete anos com marca de 2 milhões de atendimentos

Publicado em: 18/06/2021

Com 176 leitos, há 14 meses unidade é referência hospitalar exclusiva para atendimento de casos de Covid-19 na região do Alto Tietê

 

Foto: Divulgação/PMMC

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), gerenciado pela Fundação do ABC, completou em 14 de junho sete anos de funcionamento com a marca de mais de 2 milhões de atendimentos já realizados. Nos últimos 14 meses, a unidade hospitalar tornou-se referência exclusiva para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. Neste período já realizou 53.192 consultas e 3.499 internações de pacientes diagnosticados com Covid-19.

O HMMC foi inaugurado em 14 de junho de 2014 com 69 leitos de internação para homens, mulheres e crianças, e mais 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta. O Centro Cirúrgico foi preparado para realizar cirurgias de pequeno e médio porte, como hérnia, vesícula e varizes, e o pronto-socorro, até antes da pandemia, era especializado apenas no atendimento infantil.

Desde 18 de março de 2021, no entanto, o hospital conta com infraestrutura totalmente direcionada e preparada para o enfrentamento da pandemia. Atualmente a unidade opera com 176 leitos, sendo 100 de enfermaria (70 nas dependências internas e 30 no anexo instalado no andar térreo da UnicaFisio) e 76 leitos de UTI. Todo atendimento, desde o acolhimento, consultas, exames, acompanhamentos e internações, é feito por 531 colaboradores.

O município conta com outros cinco locais para atendimento de pacientes com sintomas leves de Covid-19: UBSs Vila Suíssa, Ponte Grande, Jardim Camila, Alto Ipiranga, Jardim Universo.

AMPLIAÇÃO 

Em 15 de abril, o tanque de oxigênio do Hospital Municipal foi trocado pela empresa responsável pelo fornecimento de gases, passando de 4.950 para 9.870 metros cúbicos (m3). A capacidade ampliada era uma antiga solicitação da administração municipal visando a instalação dos novos leitos Covid-19.