Publicado em: 12/03/2025
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, acaba de ser aprovado no processo de recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para o selo de qualidade ‘ONA Nível 1’. A confirmação ocorreu nesta semana, após avaliação de manutenção realizada dias 17 e 18 de fevereiro por três avaliadoras do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES): Katiane Barrios, Juliane Benevenuto e Maura Fortes.
A acreditação ONA 1 atesta que a unidade hospitalar atende a rigorosos critérios de segurança do paciente e qualidade assistencial definidos pela ONA, organização responsável por estabelecer padrões nacionais para instituições de saúde. O processo envolve a verificação detalhada de todas as áreas de atividade da instituição, incluindo aspectos estruturais, organizacionais e assistenciais.
Para a manutenção do selo de qualidade, o hospital passou por um criterioso processo de auditoria. A equipe de avaliadoras do IBES, devidamente habilitada pela ONA, buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, entre as quais gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio. A recertificação reafirma o compromisso da unidade com a melhoria contínua e a adoção de práticas seguras para pacientes e profissionais.
“A recertificação da ONA Nível 1 reafirma nosso compromisso com a qualidade e a segurança do atendimento prestado no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Esse selo é o reconhecimento do esforço coletivo de toda a equipe, que se dedica diariamente à implementação de protocolos assistenciais bem definidos, ao monitoramento rigoroso de indicadores de qualidade e segurança e à adoção de mecanismos eficazes de controle de riscos. Foi um processo desafiador, mas também de grande aprendizado e evolução. Seguimos firmes no propósito de aprimorar cada vez mais nossos serviços, sempre com foco na excelência e no bem-estar dos nossos pacientes”, destaca a diretora-geral da unidade, Amanda Correa da Cruz.
A certificação ONA foi conquistada originalmente em julho de 2024 pelo HMMC e deve ser revalidada periodicamente. É considerada um diferencial para as instituições de saúde e assegura que o hospital segue padrões rigorosos para minimizar riscos e aprimorar o atendimento. A equipe do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes segue focada na melhoria contínua e já tem como objetivo alcançar níveis mais elevados de acreditação, visando a certificação ONA Nível 2, que atesta excelência na gestão integrada dos processos assistenciais.
REFERÊNCIA
A Fundação do ABC assumiu em 26 de junho de 2019 a gestão do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Prefeito Waldemar Costa Filho, com objetivo de garantir a qualidade dos serviços, o cumprimento das metas contratuais e, principalmente, a prestação de atendimento resolutivo e humanizado. Instalado no Distrito de Braz Cubas, região de localização estratégica e privilegiada, o hospital reúne diversos serviços voltados para o atendimento de crianças e adultos, com atenção especial para pediatria e ginecologia especializada.
O HMMC presta serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza anualmente cerca de 76 mil consultas e atendimentos, 270 mil exames e procedimentos, 3.900 cirurgias e 7.200 internações.