Hospital Municipal de Mogi é premiado com o troféu “Amigo do Transplante 2022”

Publicado em: 15/09/2022

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, com a coordenadora de Enfermagem da UTI Adulto, Samantha Cruz, e a assistente social Luciana Marques

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), gerenciado pela Fundação do ABC desde 2019, foi premiado neste mês com o troféu “Amigo do Transplante 2022”. A premiação ocorreu no II Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo (ECESP), organizado dias 2 e 3 de setembro, na Capital.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HMMC foi representada pela coordenadora de Enfermagem da UTI Adulto, Samantha Cruz, e pela assistente social Luciana Marques.

A agilidade na notificação de morte encefálica é fundamental para o processo de doação de órgãos e transplantes, cuja fila de espera cresce no Brasil e no mundo. “A doação de órgãos é um ato nobre e salva vidas. Em diversos momentos, o transplante de um órgão é a única esperança de vida para alguns e um recomeço para outros. As ações de conscientização são fundamentais para que a população conheça a importância do ato de doar órgãos”, disse a diretora-geral da unidade, Heloisa Molinari Calderon.

DADOS

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País. Apesar do grande volume de cirurgias realizadas, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande.

Para vencer a desproporção entre o número de pacientes na lista e o número de transplantes realizados, é importante conscientizar a população sobre todas as etapas do procedimento, que começa com o diagnóstico de morte encefálica de um potencial doador e termina na recuperação do paciente que recebeu o novo órgão.