Hospital Municipal de Mogi é reconhecido pela gestão de indicadores de qualidade e desempenho nas UTIs

Publicado em: 23/08/2022

Certificação é chancelada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)

 

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Geral, do 4º andar e do Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) receberam, dia 16 de agosto, o selo de Gestão da Qualidade e Desempenho, chancelado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela empresa EPIMED Solutions.

Os certificados foram entregues por representantes da EPIMED à diretoria-geral, assistencial e técnica, coordenação médica e de enfermagem. Também estavam presentes a equipe de enfermagem, fisioterapia, técnicos de enfermagem e auxiliar administrativo em reconhecimento à contribuição da instituição ao renomado banco de dados de terapia intensiva utilizado pelos principais hospitais da América Latina e Europa.

Originalmente, o HMMC possui uma UTI Adulto com 10 leitos. No período da análise dos dados, além desta unidade, o hospital contava com mais duas UTIs, somando 40 leitos em função do cenário pandêmico. A unidade hospitalar funcionou como Centro de Referência para tratamento da Covid-19 desde 18 de março de 2020, mantendo até os dias atuais a ampliação de 10 leitos de UTI. Durante a pandemia, foram realizados cerca de 103 mil atendimentos e 7,6 mil internações. Hoje, a unidade opera com 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19.

Em 2021, quando os dados foram objeto da análise que gerou a certificação, foram realizadas 3,4 mil internações. Entre abril de 2021 e abril de 2022 foram alimentados no sistema da EPIMED 618 novas internações nas UTIs, além de 646 altas. A idade média dos pacientes internados foi de 61 anos.

“O certificado atesta que o hospital gerencia seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da Anvisa (Diretoria Colegiada Nº 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – de 24 de fevereiro de 2010), por meio do Sistema Epimed Monitor UTI Adulto, contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e a segurança dos pacientes. Este reconhecimento traz uma gratificação imensa, que estendo e dedico a todos os colaboradores do hospital”, celebra a diretora-geral da unidade, Heloisa Molinari Calderon.

O objetivo dos indicadores é caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs e compartilhar informações que possam ser úteis na orientação de políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no Brasil.