Hospital Municipal de Mogi retoma consultas e exames pré-operatórios

Publicado em: 05/11/2021

Cerca de 100 mulheres devem passar por atendimento pré-operatório nos próximos dias para retomada das cirurgias no HMMC – Foto: Pedro Chavedar/PMMC

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes está retomando neste início de novembro as consultas pré-operatórias para avaliação médica e solicitações de exames para agendamento de cirurgias. A ação começa pela especialidade de Ginecologia e, somente na primeira semana do mês, cerca de 100 mulheres serão atendidas.

Da mesma forma como ocorreu na Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, que retomou os procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade no mês passado, o atendimento do Hospital Municipal será direcionado exclusivamente para pacientes que já aguardavam na fila de espera e/ou estavam sendo chamados antes da pandemia.

“Vamos começar pela Ginecologia porque é nossa maior demanda atual, com a realização de cirurgias diversas como histerectomia, períneo, cisto de ovário, entre outras”, explica o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior.

O Hospital Municipal foi inaugurado em 2014 com 69 leitos de internação e 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre outros espaços e estruturas. O Centro Cirúrgico foi preparado para realizar procedimentos de pequeno e médio porte e, desta forma, dar suporte à rede de atendimento cirúrgico pelo sistema público da cidade. Desde 2019, a unidade é gerenciada pela Fundação do ABC.

No início da pandemia, tornou-se referência para o novo coronavírus, mas agora, diante da queda no número de casos e internações, está retomando suas atividades originais. Para isso, todos os setores foram reformados e revitalizados, como UTI e Centro Cirúrgico, mantendo apenas um andar exclusivo para internação e cuidados relacionados à Covid-19.