Publicado em: 20/05/2016
O Hospital Municipal Central de Osasco deu início em abril à ciclo de palestras de capacitação e atualização profissional. Uma vez por mês, os profissionais da unidade poderão participar de encontro sobre tema específico. A primeira atividade ocorreu em 26 de abril, sob responsabilidade do médico do HMCO e membro do corpo docente do programa de residência médica da Prefeitura de Osasco, Dr. Rodrigo Morel Vieira de Melo, que abordou o tema “Protocolo de Dor Torácica”.
A iniciativa contou com aproximadamente 40 participantes entre membros da Diretoria Clínica, corpo médico do HMCO e equipe de enfermagem.
TEMA EM DESTAQUE
Estima-se que cerca de 5% a 10% de todos os atendimentos emergenciais no país são decorrentes de dor torácica. A variedade e possível gravidade das condições clínicas que se manifestam com dor torácica faz com que seja primordial um diagnóstico rápido e preciso das causas. “Atenção especial deve ser dada às causas potencialmente fatais de dor torácica, como a embolia pulmonar, a dissecção aguda de aorta e as síndromes coronarianas agudas”, alerta Dr. Rodrigo Morel Vieira de Melo, que acrescenta: “Almejamos com o Protocolo de Dor Torácica a padronização desse atendimento na unidade de emergência do Hospital Municipal Central de Osasco e, consequentemente, a redução da morbidade e mortalidade dos pacientes”.