Hospital Municipal de Osasco inicia ciclo de palestras de atualização profissional

Publicado em: 20/05/2016

O Hospital Municipal Central de Osasco deu início em abril à ciclo de palestras de capacitação e atualização profissional. Uma vez por mês, os profissionais da unidade poderão participar de encontro sobre tema específico. A primeira atividade ocorreu em 26 de abril, sob responsabilidade do médico do HMCO e membro do corpo docente do programa de residência médica da Prefeitura de Osasco, Dr. Rodrigo Morel Vieira de Melo, que abordou o tema “Protocolo de Dor Torácica”.

Protocolo de Dor Torácica busca padronização desse atendimento na unidade de emergência do Hospital Municipal Central de Osasco

Protocolo de Dor Torácica busca padronização desse atendimento na unidade de emergência do Hospital Municipal Central de Osasco

A iniciativa contou com aproximadamente 40 participantes entre membros da Diretoria Clínica, corpo médico do HMCO e equipe de enfermagem.

TEMA EM DESTAQUE

Estima-se que cerca de 5% a 10% de todos os atendimentos emergenciais no país são decorrentes de dor torácica. A variedade e possível gravidade das condições clínicas que se manifestam com dor torácica faz com que seja primordial um diagnóstico rápido e preciso das causas. “Atenção especial deve ser dada às causas potencialmente fatais de dor torácica, como a embolia pulmonar, a dissecção aguda de aorta e as síndromes coronarianas agudas”, alerta Dr. Rodrigo Morel Vieira de Melo, que acrescenta: “Almejamos com o Protocolo de Dor Torácica a padronização desse atendimento na unidade de emergência do Hospital Municipal Central de Osasco e, consequentemente, a redução da morbidade e mortalidade dos pacientes”.