Hospital Nardini atualiza protocolo para atendimento de pacientes com AVC

Publicado em: 01/07/2022

Treinamento foi organizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP) da unidade

A Diretoria Técnica do Hospital Nardini de Mauá, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP) da unidade, apresentou às equipes assistenciais, entre os dias 21 e 23 de junho, o novo protocolo e fluxograma para atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), com uso de simulação realística. O treinamento foi promovido no auditório da unidade.

O objetivo geral da iniciativa é implantar um programa institucional multiprofissional e interdisciplinar para a avaliação e tratamento dos pacientes diagnosticados com AVCI no Hospital Nardini, com foco em promover atendimento mais ágil, seguro e eficaz aos pacientes, de acordo com as mais atualizadas evidências científicas disponibilizadas na literatura médica. O banner do fluxograma foi elaborado pela colaboradora Cristiane Dornelas, da área administrativa, que apoiou a realização da capacitação.

As palestras às equipes assistenciais foram ministradas pela diretora técnica da unidade, Dra. Thaís Luciane Lana Sant’Anna; o coordenador da Urgência e Emergência, Dr. Glauco Corazza; o enfermeiro especialista em Neurologia e Neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Renam Martins Ribeiro, também especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva; Mariana Razza Rossi, educadora científica da Boehringer Ingelheim, empresa biofarmacêutica; e Marco Antônio Lembi, consultor de negócios hospitalares da Boehringer.

CONTENÇÃO MECÂNICA

Outro treinamento organizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP) foi realizado dias 13 e 14 de junho, também no auditório da unidade. A iniciativa foi destinada às equipes de enfermagem do hospital, da Rede Municipal de Saúde, dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) Adulto e Infantil de Mauá, além de estagiários do curso de enfermagem nível técnico e de graduação. O tema foi “A aplicação da contenção mecânica e a avaliação permanente da equipe de enfermagem”.

“Contenção mecânica é a limitação da movimentação física do paciente no leito. É uma medida terapêutica que deve ser usada de forma adequada e específica, sendo o último recurso utilizado para controlar condutas agressivas e violentas. É um procedimento de alto risco na medicina comportamental, por isso a importância de realizar treinamentos às equipes. Deve ser uma conduta excepcional e cercada de todos os cuidados para que a ação sobre o paciente seja a menos lesiva possível”, explica a enfermeira coordenadora da ala de Saúde Mental do hospital, Juliana Ferreira Alves.