Hospital Nardini capacita equipes sobre segregação de resíduos de saúde

Publicado em: 05/08/2022

Nos dias 21 e 22 de julho, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP) do Hospital Nardini de Mauá organizou um treinamento destinado às equipes multidisciplinares sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS).

O processo é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão. Tais procedimentos são implementados a partir de normativas técnicas e legais com o objetivo de minimizar a produção de RSS e dar aos resíduos um encaminhamento seguro, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Na capacitação, ministrada pela analista de meio ambiente do Hospital Nardini e especialista em Gestão Hospitalar/Qualidade e Segurança do Paciente, Eliesse Oliveira da Silva, foram abordados os temas: normativas; legislação; definição; classificação; segregação; indicadores e ações sustentáveis.

“O objetivo da ação é conscientizar toda a equipe multidisciplinar, estagiários, terceirizados e demais prestadores de serviços sobre a importância da gestão dos resíduos, integrando a atividade que envolve o manejo de resíduos com ênfase na segregação, acondicionamento e destinação final adequada de forma eficiente, com foco na proteção dos trabalhadores, preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente”, afirma Eliesse Oliveira da Silva.