Hospital Nardini de Mauá desenvolve ações sustentáveis

Publicado em: 22/03/2019

Campanha de reciclagem no auditório teve início em março

Em ação organizada pelas equipes de Gerenciamento de Resíduos, Nutrição e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o Hospital  Nardini de Mauá deu início em 7 de março à coleta de materiais recicláveis no refeitório da unidade, localizado no 1º andar.

Para conscientizar as equipes foram produzidos enfeites para mesas feitos de garrafa PET e disponibilizadas lixeiras específicas e identificadas. No local podem ser descartados materiais plásticos como copos, potes, colheres e sacolas.

Também foi inaugurado, dia 18 de março, um bicicletário para utilização exclusiva de seus funcionários. Além de proporcionar qualidade de vida, o uso de bicicletas como transporte alternativo melhora o desenvolvimento das atividades no local de trabalho; aumenta a produtividade e a disposição; contribui com a queda na emissão de gases e reduz o impacto ambiental.

O bicicletário está localizado na área externa do estacionamento. Inicialmente tem capacidade para armazenar até 10 bicicletas, mas pode ser expandido conforme demanda. O local pode ser acessado todos os dias da semana, 24h, pelos funcionários dos períodos diurno e noturno.

O objetivo principal é estimular os colaboradores a adotar modos saudáveis de transporte que contribuam com a preservação do meio ambiente. Para estruturar o espaço a equipe utilizou apenas materiais recicláveis.

As iniciativas de preocupação com a saúde ambiental e hospitalar fazem parte das ações realizadas para cumprimento dos objetivos da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis (AGHVS), ligada à Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis – da qual o hospital é membro desde 2013.