Hospital Nardini expõe trabalhos no Congresso Brasileiro de Pediatria

Publicado em: 13/11/2015

Pela primeira vez o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá participou do Congresso Brasileiro de Pediatria, este ano realizado entre 12 e 16 de outubro na cidade do Rio de Janeiro. A 37ª edição do evento, organizado a cada dois anos, reuniu trabalhos inscritos por profissionais da área médica de todo o país e também recebeu médicos estrangeiros que participaram do Fórum Internacional de Educação Pediátrica.

Cinco médicas residentes de Pediatria que atendem diariamente no Hospital Nardini tiveram três trabalhos científicos aprovados para exposição: Osteomielite hematogênica com fratura patológica em recém-nascido; Duplicidade intestinal na infância e Malária Falciparum importada.

A produção dos três trabalhos foi baseada em casos atendidos na Pediatria do hospital entre ano passado e este ano. O primeiro caso trata-se de uma criança nigeriana de 3 anos, que ficou dois meses internada com infecção no osso (ostemielite) e passou por duas cirurgias ortopédicas antes de receber alta. O caso de duplicidade intestinal acometeu outra paciente de 3 anos, que nasceu com malformação no intestino, corrigida em cirurgia posteriormente. A última experiência refere-se a outra criança nigeriana, que chegou ao Brasil infectada pela malária e exigiu estudo detalhado pela equipe do hospital para condução do tratamento mais correto. “Tivemos que estudar o caso e adaptar as medicações, que buscamos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, porque a malária de lá é diferente da desenvolvida no Brasil. Todos os casos exigiram condução mais complexa de interesse científico e por isso motivaram as residentes a pesquisar e inscrever os trabalhos. É uma iniciativa esperada dentro do programa de Residência Médica, porque não se trata apenas de apresentar, é preciso estudar. Isso aprimora a técnica e contribui de forma determinante na assistência ao paciente, além de ofertar maior credibilidade ao hospital e ao programa”, comenta a Dra. Amelia Griciunas, coordenadora da Pediatria do Nardini e do Programa de Residência Médica em Pediatria de Mauá.

As residentes médicas que produziram os trabalhos também atendem nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e na Rede de Atenção Básica de Mauá.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

Há alguns anos a Pediatria do Hospital Nardini é a clínica campeã de elogios na Ouvidoria do hospital. Dados recolhidos em setembro por meio de pesquisas respondidas no pós-alta por pacientes e acompanhantes apontam 99,4% de aprovação no atendimento. O questionário engloba avaliação do serviço prestado pela equipe médica, de enfermagem, recepção, fisioterapia, serviço social, alimentação e voluntariado.

A Pediatria é composta atualmente por 17 leitos de enfermaria, além de 22 leitos na UTI Neonatal, sendo 12 de médio risco e 10 de alto risco.