Hospital Nardini faz homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

Publicado em: 17/03/2023

O Hospital Nardini, de Mauá, organizou dia 8 de março uma ação destinada às pacientes atendidas na maternidade, que ganharam brindes e foram orientadas sobre a importância da data. A iniciativa foi ministrada pela coordenação do Posto de Coleta de Leite Humano, com apoio da gerência de Enfermagem.

Já as colaboradoras participaram de sessões de auriculoterapia, demonstração de técnica de maquiagens, massagem facial e aula de ritmos. A Semana da Mulher também estimulou uma reflexão sobre a violência doméstica e o feminicídio.

“Uma das consequências do isolamento durante a pandemia se mostrou devastadora: o aumento nos índices de violência doméstica, que culminou em mais feminicídios. As mulheres, especialmente as mais pobres, chefes de família e com filhos, foram afetadas de diversas maneiras pela pandemia. Algumas perderam suas fontes da renda e se viram sozinhas, tendo que cuidar de seus filhos com a falta de creches e escolas. Além disso, ainda lidaram com o aumento da violência doméstica. Muitas acabaram se vendo confinadas com seus agressores ou perderam o contato com sua rede de apoio. Por isso, alertamos: sejam  vocês mesmas. Sejam mulheres, sua maior prioridade, motivação, inspiração e referência”, disse a nutricionista da unidade, Cynthya Carolynne Abreu Teixeira de Araújo.

CAPS-AD

A data também foi lembrada pelas colaboradoras do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Mauá. Aos pacientes e usuários foram organizadas palestras com os temas: Introdução e história do surgimento do dia das mulheres, ministrada pela terapeuta ocupacional Eliana Galvano de Moraes Cantelli; Preconceitos seguidos de violência contra a mulher (Giovanna Pimentel, farmacêutica); e Leis  e direitos a favor da mulher – Lei Maria da Penha (Norma Cubillos, assistente social).