Em Mauá, Hospital Nardini organiza ‘Campanha Agosto Dourado’

Publicado em: 19/08/2022

O Hospital Nardini de Mauá organizou, entre 1º e 5 de agosto, a IV Campanha Agosto Dourado, em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2022). O tema da campanha deste ano é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. A iniciativa foi realizada no auditório da unidade pelas equipes do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP).

“Elaboramos um quiz com perguntas e respostas com o objetivo de excluir os mitos sobre a amamentação com a utilização de um avental com mamas, ideal para demonstrar as posições de aleitamento materno e detalhes sobre a extração manual e a massagem”, explica a enfermeira especialista em enfermagem obstétrica e ginecológica e coordenadora do NEPEP, Claudia Maria da Silva.

De acordo com o tema da SMAM deste ano, “educar e apoiar”, a unidade realizou uma série  de ações voltadas aos profissionais. “Juntos formamos uma cadeia com o mesmo objetivo de tornar a amamentação cada vez mais possível e aumentar seus níveis em nosso município. Ficamos muito emocionados em ver o empenho de toda a equipe multidisciplinar que engajou e abraçou a causa. Realizamos dinâmicas nos setores e promovemos a atualização e o fortalecimento dessa causa tão linda e importante”, disse a técnica de nutrição e consultora em amamentação, Simone Miranda.

As palestras foram promovidas em parceria com a equipe multidisciplinar composta por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogas, psicólogas, nutricionistas e enfermeiros. Também teve apoio do coordenador do programa de Residência Médica em Psiquiatria da Secretaria de Saúde de Mauá e do serviço de Psiquiatria do Hospital Nardini, Dr. Adiel Rios, dos médicos residentes Emanuel Carvalho, Mariana Frattari e Maria Lígia, além da equipe do plantão administrativo e da área de Sustentabilidade da unidade.

Participaram como convidados do evento a neonatologista e coordenadora do Centro de Referência do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Leonor Mendes Barros, Dra. Andrea Penha Spinola Fernandes; Chica San Martin, presidente da organização da sociedade civil Leite Materno na Escola (LeME) e ativista da amamentação; a nutricionista materno-infantil e consultora em amamentação, Juliana Luzio; a consultora em amamentação, sono infantil e instrutora de Shantala, Daniela Miranda; o enfermeiro Willian Santos, sua filha Dallya Petry e a enfermeira Jeanne Cristina Gussão, que cantaram canções para as mães; além das massoterapeutas Priscila Felisbino Azeredo e Marli Santos Silva.