Campanha do Hospital Nardini reforça importância da higienização das mãos

Publicado em: 28/07/2021

Ação foi coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade

 

Equipes se mobilizaram em trabalho de orientação itinerante nos setores

O Hospital Nardini de Mauá realizou dias 17 e 18 de junho campanha de higienização das mãos para sensibilizar os profissionais de Saúde quanto à importância da prática para combater a transmissão de doenças no ambiente hospitalar. A atividade, conduzida pelo enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, Michel Faria Barros, teve parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da instituição e foi inspirada no Dia Mundial de Higienização, celebrado mundialmente dia 5 de maio.

A campanha teve como base as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde. O principal objetivo é prevenir e minimizar o risco de contágio de doenças dentro do hospital, bem como estimular usuários e colaboradores a realizar assepsia correta das mãos para evitar riscos de infecção hospitalar.

“É importante que o profissional higienize adequadamente as mãos antes e após tocar o paciente e antes de realizar qualquer procedimento. O foco é alertar e chamar a atenção dos colaboradores sobre a importância deste hábito, considerado a principal arma contra a infecção hospitalar e parte fundamental dos protocolos de segurança do paciente. É por meio deste simples gesto, de lavar bem as mãos, que somos capazes de salvar vidas”, explica o enfermeiro.

As mãos representam a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, tendo em vista que a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos capazes de se transferir de uma superfície para outra.

A equipe técnica do SCIH visitou diversos departamentos do hospital de forma itinerante e reforçou a necessidade do uso de álcool gel antes e depois dos procedimentos. Nas visitas, o enfermeiro do SCIH do hospital ministrou uma palestra com conteúdo programático que abordou temas como: histórico da campanha; técnica com prática da higienização das mãos; os 5 momentos da higienização das mãos, segundo orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); além das 6 metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela OMS.

Atividade teve parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)

As técnicas de enfermagem do SCIH, Mari Santa de Jesus Sabino e Flávia Vanessa de Carvalho, elaboraram placas decorativas e educativas em formato de mãos com frases alusivas à iniciativa. “Aproveitamos o ensejo desta campanha para demonstrar uma estratégia educativa e lúdica com uso de um boneco vestido com Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para sinalizar a importância do uso de EPIs por parte dos trabalhadores da saúde, especialmente como medida de combate e enfrentamento à Covid-19”, completa o enfermeiro.

Para a diretora-geral do Hospital Nardini, Dra. Adlin Savino Veduato, a campanha mostra-se fundamental para atualizar informações técnicas e manter os profissionais em alerta para tais cuidados, tão simples e necessários no dia a dia da assistência hospitalar. “Higienizar bem as mãos é mais que um ato de precaução, é um gesto de amor à vida”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP) do Hospital Nardini, enfermeira Claudia Maria da Silva, a higienização das mãos é a principal maneira de evitar as infecções. “Oferecemos mais um momento de aprendizado e educação continuada, aumentando a conscientização sobre este hábito e cumprindo os protocolos de segurança do paciente. Se as regras forem seguidas corretamente, é possível reduzir substancialmente a transmissão de infecções, promover a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde”.