Hospital Nardini organiza campanhas de prevenção à saúde

Publicado em: 23/12/2022

No mês da prematuridade, o Hospital Nardini, em Mauá, preparou várias ações de prevenção que envolveram pacientes e colaboradores da unidade. As atividades foram organizadas dias 16, 17 e 25 de novembro sob o tema “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. A campanha Novembro Roxo – que tem 17 de novembro como o Dia Mundial da Prematuridade – leva um alerta às famílias e à sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências.

As equipes organizaram uma roda de conversa com a presença das mães de bebês prematuros que estiveram internados na UTI Neonatal do hospital. A ação foi mediada pela enfermeira Claudia Maria, especialista em enfermagem obstétrica, e Amália Luci Benedito, coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal e Maternidade. Também participaram a nutricionista e consultora de amamentação, Simone Miranda, e a psicóloga Patrícia Aires Pimenta.

A roda de conversa contou com o depoimento da terapeuta ocupacional Eliana Galvano Cantelli, que no ano de 1999 teve parto realizado no Hospital Nardini. Seu filho, o engenheiro Victor Cantelli, nasceu prematuro e também compareceu ao evento.

“O objetivo da ação foi promover o conhecimento das equipes dos setores do bloco materno-infantil sobre os benefícios da técnica do contato pele a pele, que acalma o bebê e a mãe. A técnica auxilia na estabilização sanguínea, nos batimentos cardíacos e na respiração da criança, reduz o choro e o estresse e mantém o bebê aquecido pela transmissão de calor de sua mãe”, explica a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP), Claudia Maria.

A outra palestrante foi a fonoaudióloga neurofuncional especializada em disfagia neonatal e adulto, Jaqueline Florêncio, que abordou o tema “A importância do contato pele a pele para o desenvolvimento fonoaudiológico do bebê”. “O contato pele a pele propicia ao bebê o alívio da dor, a manutenção da temperatura corporal e a estabilização cardíaca, além de fortalecer o vínculo com os pais e auxiliar no processo de amamentação”, explica a profissional.

No dia 25 de novembro foi a vez da neonatologista Dra. Andrea Penha Spinola Fernandes, coordenadora do centro de Referência de Banco de Leite Humano da Região Metropolitana de São Paulo.

Por fim, foram organizados um café e o sorteio de brindes para as mães dos prematuros, que também ganharam polvos de crochê do Projeto Octo ABC, que realiza costura e distribuição dos brinquedos para bebês prematuros em UTI Neonatais.

A ação foi organizada pelo NEPEP, Posto de Coleta de Leite Humano, Nutrição, Coordenação de UTI Neonatal/Terapia Ocupacional/Serviço de Psicologia e Fonoaudiologia.

NOVEMBRO AZUL

Em novembro, a unidade também preparou atividades de conscientização sobre a campanha Novembro Azul, que alerta para os cuidados com a saúde masculina. As ações foram promovidas no auditório nos dias 22, 23, 25, 28 e 30.

Um dos palestrantes convidados foi o urologista do hospital, Dr. Karlo Danilson de Moraes Sousa, que abordou a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata.

Uma roda de conversa com o tema “Agora é a vez dos homens” teve como intermediadores o técnico de enfermagem do Ambulatório e youtuber, Celso Souza Evangelista, e o controlador de patrimônio do setor de Manutenção, Silvio Olivieri. Para o cuidado estético dos homens, foi montado um espaço de beleza para tratamento das mãos e dos lábios. Já a sexóloga Carla Carvalho, especialista em saúde íntima e sexual, realizou palestra aos funcionários no dia 22. Por fim, houve apresentação da dupla sertaneja Henrique Lopes e Giuliano Primo.

Todos os colaboradores ganharam brindes. Os eventos foram organizados pelo NEPEP e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), com apoio da Diretoria Técnica, coordenação de Manutenção/Terapia Ocupacional/Gerência de Enfermagem e coordenação de Enfermagem do Ambulatório.