Hospital Nardini organiza semana da terapia nutricional para equipe multiprofissional

Publicado em: 07/04/2022

Ao todo, participaram da ação 162 colaboradores

O Hospital Nardini, em Mauá, organizou entre os dias 21 e 24 de março a primeira Semana da Terapia Nutricional Enteral, sob o tema “Conhecendo o manejo e a importância da terapia nutricional”. Ao todo, 162 colaboradores das áreas de enfermagem, nutrição, psicologia e fonoaudiologia participaram do treinamento, organizado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP).

A ação ocorreu de forma itinerante nos setores, com orientações sobre horários, tipos de dietas e entrega de panfletos informativos. Como material de apoio foram utilizados banner, placas alusivas à terapia nutricional enteral e à segurança do paciente. Um quadro interativo funcionou como ferramenta educativa para potencializar a ação de ensino-aprendizagem junto aos colaboradores. A iniciativa foi conduzida pelas nutricionistas clínicas Viviane Moura e Juliana Nascimento.

O foco da atividade é melhorar a taxa de infusão das dietas no hospital e reforçar a importância das mesmas na reabilitação dos pacientes. “É essencial que os funcionários saibam como a nutrição possui papel fundamental no tratamento dos enfermos, como por exemplo prevenindo lesões de pele por pressão”, explica a nutricionista responsável pela SND do hospital, Ana Cláudia Sargo. A terapia nutricional em pacientes portadores de lesão por pressão tem, entre seus objetivos, promover a regeneração tecidual e favorecer o processo de cicatrização.

Já a fonoaudióloga das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Enfermarias adulto do hospital, Jaqueline Florencio, abordou junto às equipes participantes o tema “o papel da equipe multidisciplinar no cuidado da disfagia”. “O objetivo foi conscientizar os colaboradores sobre o que é a disfagia (dificuldade de deglutição) e os riscos que a mesma pode gerar à saúde dos pacientes, como desnutrição, desidratação e até mesmo o óbito”, explica a profissional.