Hospital Nardini organiza Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Publicado em: 21/01/2022

Sob responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, organizou entre os dias 10 e 14 de janeiro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que contou com ciclo de palestras, participação do Corpo de Bombeiros e exposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados na unidade.

Com apoio do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP), as atividades tiveram início na manhã do dia 10, com palestra do Corpo de Bombeiros de Mauá sobre “Segurança contra incêndio”. No período da tarde, a enfermeira Erica Chagas Araújo, vice-presidente do COREN-SP, participou com palestra sobre “Síndrome de Burnout: o impacto na vida do profissional de enfermagem”.

No dia 11 foram mais duas palestras: “Ergonomia, saúde do trabalhador”, com a fisioterapeuta Cristina Batista Alves, e “Saúde mental do trabalhador”, com o Dr. Felipe Assunção de Freitas.

“O papel da CIPA junto à Gestão para prevenção de acidentes” foi o tema do dia 13, abordado pela gerente de Gestão de Pessoas do COREN-SP, Flávia Cristina Bianchin. O encerramento da SIPAT 2022 do Hospital Nardini foi marcado por roda de conversa sobre este mesmo tema, organizada pela palestrante no dia 14.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma das atividades anuais obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho. A CIPA tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do colaborador.