Hospital Nardini orienta equipes sobre metas de segurança à saúde do paciente

Publicado em: 22/10/2021

Equipe técnica da unidade

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Nardini, em Mauá, promoveu ações de sensibilização referentes ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. A data foi estabelecida em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de melhorar a compreensão e promover ações globais de segurança do paciente, a fim de reduzir danos relacionados à assistência.

Este ano, o tema escolhido pela OMS para o Dia Mundial da Segurança do Paciente foi: “Cuidado materno e neonatal seguro”, com o slogan: “Aja agora em favor de um parto seguro e respeitoso”.

As seis metas internacionais de segurança do paciente são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

Em alusão à campanha da unidade, destaca-se a implementação do checklist de parto seguro e a elaboração de um banner com o tema central da campanha para exposição no andar da Maternidade. A ação contou com o apoio do coordenador da Maternidade, Dr. Tomás Patrício Smith-Howard.

Assepsia correta das mãos é uma das metas de segurança

ATIVIDADES E MELHORIAS

Também foram providenciadas melhorias nas informações de gerenciamento de riscos das pulseiras e novas placas de identificação dos leitos dos pacientes serão instaladas no primeiro semestre de 2022. Foram realizadas ações itinerantes, como decoração do Pronto-Socorro Adulto e Pediatria, com foco nas metas internacionais de segurança, como melhora da comunicação entre os profissionais de saúde e uso seguro de medicamentos. Nos murais de fotos, foram ilustradas frases de incentivo à higienização e assepsia correta das mãos.

Um cenário com boneco simulador realístico foi utilizado para sinalizar com placas educativas as seis metas internacionais. Os colaboradores Cristiane Dornelas, Rodrigo Nascimento, Rafael Cristiano, Camila Luana, Regina Pereira, Amália Lucy, Thiago Portela, Angela Coelho, Michel Farias e André Almeida apoiaram o NSP na organização de toda a campanha e na gincana de adivinhação sobre as metas da OMS. Houve entrega de brindes e crachás alusivos à ação, com o intuito de disseminar a cultura da segurança do paciente entre os profissionais.

“Nossa proposta é constantemente baseada nas ações de educação e promoção à saúde. O cumprimento irrestrito de todas as metas estabelecidas pela OMS é uma preocupação diária do hospital. Por isso, mobilizamos nossas equipes e reforçamos a mensagem da campanha de forma lúdica e coletiva”, disse a enfermeira coordenadora do NSP da unidade, Cláudia Maria.

A campanha contou com apoio do gerente administrativo Marcello Perez e participação efetiva de todos os núcleos do hospital. Foram contemplados 1.010 participantes, entre colaboradores, funcionários terceirizados, médicos residentes, internos do curso de Medicina e docentes, além de estudantes de Enfermagem de nível técnico.